Ouvidoria disponibiliza ferramenta de acesso a informações transparentes

Painel online lançado pela Controladoria-Geral da União pretende fornecer dados de forma mais rápida e interativa
Por: Blenda Machado - estagiária de Jornalismo - 18/07/2019 às 09h00 - Atualizado em 17/07/2019 às 16h40
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Ferramenta foi desenvolvida pela Controladoria-Geral da União

O portal da Ouvidoria-Geral da Ufal disponibiliza mais uma plataforma de informações transparentes para a sociedade. É o Painel da Lei de Acesso à Informação (LAI), lançado este mês pela Controladoria-Geral da União (CGU), com dados extraídos do Sistema de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). O painel online foi criado com o objetivo de fomentar a transparência e fornecer dados de órgãos com a média do Governo Federal de forma rápida e interativa. A proposta auxilia gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.  

Além do painel da LAI, a sociedade também pode contar com o  Painel ‘‘Resolveu?’’, onde é possível monitorar atuação de todas as Ouvidorias que utilizam o e-OUV, inclusive da Ufal. O Painel disponibiliza dados das ouvidorias públicas vinculadas ao e-OUV, desde 2012, reunindo informações referentes às manifestações registradas, resolutividade, satisfação média e o cumprimento de prazo, entre outros aspectos.  

O cidadão, ao entrar no site do Painel, clica em esfera federal, em seguida, coloca o nome do órgão ou entidade, o período de início e o fim da manifestação e clica em aplicar filtro de data, clicando em uma das manifestações, o sistema vai gerar os resultados em tempo real, de forma rápida, dinâmica e interativa.  

“Os painéis vão ao encontro do que hoje se denomina ‘Governo Aberto’ e são relevantes para o amadurecimento de uma democracia, pois contribuem para a promoção da transparência e do controle social. A convergência desse é o formato aberto dos painéis. Possibilita acesso direto, amplo e irrestrito a qualquer pessoa, o que promove a democratização das informações de modo substancial. Além disso, a atualização diária e sua extração proveniente de dois sistemas, e-OUV e o e-SIC, favorecem a obtenção de dados atualizados e com alto grau de confiabilidade”, disse Georgina Bomfim, servidora da Ouvidoria-Geral da Ufal.  

Sobre a Ouvidoria-Geral da Ufal 

A Ouvidoria-Geral da Universidade Federal de Alagoas é um setor que intermedia a comunicação entre a sociedade e a instituição, com o papel de solucionar problemas e possibilitar a melhoria da prestação dos serviços ofertados pela Universidade.

É responsável por tratar manifestações como denúncias, sugestões, solicitações providências, reclamações, elogios e pedidos de simplificação, recebidas pelo Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (e-OUV). Além disso, recebe pedidos de acesso à informação do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). O sistema e-SIC tem por objetivo de organizar e facilitar o procedimento de acesso à informação, permitindo que qualquer pessoa física ou jurídica encaminhe pedidos de solicitação de órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal. 

“A disponibilização dos dados, nos moldes já descritos, facilita a realização de pesquisas e avaliações acerca da atuação de determinada Ouvidoria ou de um conjunto delas, permitindo ao cidadão atingir determinadas conclusões e lançar sugestões e/ou críticas’’, afirma Georgina Bomfim. 

Para mais informações acesse aqui.

O cidadão que deseja fazer algum tipo de manifestação deverá entrar no site e-OUV, clicando neste link. E para acesso ao Sistema de Informações ao cidadão, basta clicar aqui.