Agenda cultural traz dicas de exposições, capoeira e dança

Fique de olho na programação e aproveite!
Por: Simoneide Araújo - jornalista colaboradora - 27/06/2019 às 09h00

Da ginga da capoeira a exposições que retratam a mesma matéria-prima, o barro. A Agenda Cultural traz dicas para todos os gostos, inclusive um espetáculo de dança, com a professora do curso de licenciatura em Dança, Kamilla Mesquita. 

Confira:

Exposição no campus

Está em cartaz, até 9 de julho, a exposição Entre o Barro e a Mão: Uma Narrativa, que apresenta as técnicas e processos criativos da produção de artesanato de barro no ateliê do Mestre João das Alagoas, em Capela. 

A mostra está no salão de entrada do Instituto de Ciências Sociais da Ufal, no Campus A.C. Simões, e é composta de 32 banners com dezenas de fotografias e textos que analisam as etapas de produção das peças de barro: da preparação, estocagem, modelagem até a queima. 

Essa exposição está aberta ao público, das 8h às 22h. A iniciativa é uma parceria do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo com o Núcleo de Antropologia Visual em Alagoas.  

As fotos foram organizadas de forma sequencial, tal como uma história em quadrinhos, com o objetivo de mostrar como as peças de artesanato de barro são feitas na Oficina do João das Alagoas, mapeando as posições das mãos e o uso das ferramentas na criação das peças. 

Barro em evidência

A exposição Sil, composta por doze peças da artista e sete fotografias coloridas que retratam sua obra, clicadas pelo fotógrafo Thiago Sobral continua no Museu Théo Brandão. A entrada é gratuita. Quem quiser visitar a mostra é só chegar, mas corre que ficará aberta até 6 de agosto, no horário de funcionamento das exposições, de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 12h às 17h.

O Museu Théo Brandão fica na Avenida da Paz, 1490, Centro, Maceió-AL

Capoeira 

Tem mistura brasileira a partir do dia 1° de julho, com arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Sabe o que é isso? Capoeira!  

Isso mesmo, a Residência Artística da nossa Escola Técnica de Artes traz mais uma ação para a comunidade, dentro do projeto de extensão Capoeirarte: é o curso de iniciação à capoeira, com os mestres Iza Olímpio e Carlos Castro. Venha gingar com a agente! 

As aulas são gratuitas e vão acontecer no prédio da Escola Técnica de Artes, na Praça Visconde de Sinimbu, às segundas e quartas, das 18h às 19h. 

Mais informações pelo 3214-1614. 

Espetáculo de dança 

O espetáculo Medusa ao Reverso será apresentado neste sábado (29), às 19h, no Teatro do Espaço Cultural Arte Pajuçara. O solo de dança da bailarina e professora da Ufal, Kamilla Mesquita, usa o corpo feminino para recontar algumas histórias mitológicas.

A montagem, contemplada pelo edital do projeto Pauta Aberta, da Prefeitura de Maceió, tem criação e interpretação de Kamilla Mesquita, dramaturgia de Jessé Batista e produção de Sara Lessa - alunos do curso de licenciatura em Dança da Ufal.

Os ingressos estão com preços bem acessíveis: R$ 20 [inteira] e R$ 10 [meia]. O Espaço Cultural Arte Pajuçara fica na Avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, Maceió-AL.