Ufal dará assessoria em perícias e apoio em projetos no Pinheiro

Reunião no MPE alinhou cooperação com investigações técnicas e eventual projeto de recuperação da região
Por João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas
04/02/2019 10h50
Reunião no MPE foi realizada na última quinta (31)

Reunião no MPE foi realizada na última quinta (31)

Devido aos últimos ocorridos no bairro do Pinheiro, em Maceió, em que problemas geológicos têm causado preocupação à população, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi convidada a cooperar nas ações técnicas para o diagnóstico da situação. Na última quinta-feira (31), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro Frery, e o gerente de projetos ,Antônio Medeiros, estiveram no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), para discutir a contribuição.

Também participou da reunião a comissão do MPE composta por Antiogenes Lira, José Antônio Malta, Max Martins, Adriano Jorge Lima, entre outros membros. A cooperação da Universidade é resultante da recente solicitação de Antiógenes à reitora Valéria Correia, onde foi oficializado o convite para que a Ufal não só acompanhe as investigações técnicas, como também participe de um eventual projeto de recuperação da região.

Alejandro Frery explica que o objetivo do segundo encontro foi o de identificar as ações que já estão em andamento, assim como os envolvidos. “No que diz respeito à Universidade, a primeira demanda é a assinatura de um convênio de cooperação e a realização de um cadastro de perícias. Isso irá possibilitar um relacionamento institucional, através do qual os nossos docentes, técnicos e alunos poderão auxiliar. Todos os colegas da Ufal com competência e disponibilidade para ajudar estão sendo chamados. É um momento difícil para a sociedade Alagoana, e a Ufal dará sua contribuição”, esclarece o pró-reitor.

“A Ufal nos dará assessoria técnica em razão das perícias que temos necessitado eventualmente. Unindo forças com o MPE, poderemos desenvolver um projeto para o bairro do Pinheiro, compreendendo melhor o que está acontecendo e como poderemos agir”, esclarece o procurador Antiógenes.

Além da assinatura do convênio, a Universidade também criará um Grupo de Trabalho cujos representantes farão parte de um Workshop a ser realizado no dia 14 de fevereiro. Serão apresentadas as atividades já efetuadas e os dados coletados, além de traçar as ações conjuntas.