Pró-reitoria de Extensão lança edital Universidade Popular

Projetos relacionados aos eixos temáticos do Fórum Popular da Ufal podem submeter propostas
Por Pei Shung Fon - estudante de Relações Públicas
18/11/2019 07h10 - Atualizado em 19/11/2019 às 11h28

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abre inscrições a partir do dia 15 de novembro para o edital Universidade Popular, programa que busca propostas de projetos relacionados aos temas abordados no 1º Fórum Popular, que aconteceu entre os dias 4, 5 e 6 de julho deste ano. Trata-se de dar continuidade às atividades do Fórum, previstas no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, que está em acordo com a resolução Consuni/Ufal 65/2014, assim como com o Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024). A proposta deve obrigatoriamente envolver algum dos grupos, entidades, movimentos sociais, comunidades, todos de origem popular, com os quais a universidade dialogou durante o 1º Congresso do Fórum Popular da Ufal.

Os principais objetivos do programa são: estimular a participação de estudantes, professores e técnicos da Ufal em ações que promovam a relação entre a Universidade e as comunidades, movimentos sociais e entidades populares da sociedade civil participantes do 1º Fórum Popular da Ufal e estimular a formação de grupos de estudos temáticos e interdisciplinares que desenvolvam ações e produzam conhecimentos em torno das problemáticas concretas das comunidades, movimentos sociais e entidades populares da sociedade civil participantes do 1º Fórum Popular da Ufal. “Este edital é um compromisso importante da universidade pública, que deve estar a serviço da população, e principalmente para os setores para os quais têm sido historicamente negados os bens sociais” enfatiza a reitora Valéria Correria.

No total, serão aprovados 24 projetos com duas bolsas cada um, além de destinar R$ 1.000,00 para cada proposta com base na Resolução Consuni/Ufal nº64/2019 de 8 de outubro de 2019, que “Regulamenta a concessão do auxílio financeiro a pesquisador”. “Será a primeira vez que iremos nos valer desta resolução, sendo um piloto para futuros editais da Proex” afirmou a pró-reitora Joelma Albuquerque.

As propostas de projeto devem ser elaboradas e submetidas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) de 15 a 30 de novembro, anexando os documentos exigidos em edital. O resultado final dos aprovados será divulgado na data provável 18 de dezembro. Para mais informações como prazos, elaboração dos projetos e condições dos participantes, confira o edital.

Para quem estiver com dificuldades para submissão de propostas, entrar em contato pelo e-mail: sigaaextensaoufal@gmail.com.