Reitora apresenta projetos da Ufal na Câmara dos Deputados

Valéria Correia reuniu-se com assessores parlamentares da bancada alagoana
Por Lenilda Luna - jornalista
15/10/2019 19h50 - Atualizado em 15/10/2019 às 20h17
Reitora apresenta os projetos aos assessores dos parlamentares

Reitora apresenta os projetos aos assessores dos parlamentares

A reitora Valéria Correia  esteve na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira(15), em conversas com os assessores dos parlamentares para apresentar os projetos para o Hospital Universitário e para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os projetos estão descritos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2019 a 2023. “Precisamos do apoio da bancada alagoana, com propostas de emendas parlamentares, para garantir verbas para esses projetos”, destacou a reitora.

Entre os projetos apresentados estão: o Centro de Energia Renováveis, a Unidade Educacional de Viçosa, o anexo acadêmico do Campus do Sertão, o Complexo cultural, a Farmácia escola, os blocos de laboratórios de licenciaturas para o Campus Arapiraca, creches, obras de acessibilidade, entre outras. A reitora apresentou ainda o projeto das miniusinas solares fotovoltaicas para os três campi. “Estamos buscando garantir recursos para que essas obras sejam realizadas na próxima gestão, por isso, convidamos o professor Josealdo Tonholo para vir nessas visitas aos parlamentares, infelizmente ele não pode vir, em função de outros compromissos. Mas todos esses encaminhamentos serão repassados para ele como futuro reitor indicado pela consulta à comunidade universitária”, ressaltou a reitora. 

Pleno da Andifes

A  reitora também participa em Brasília da 129ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que prossegue nesta quarta-feira (16), para debater a continuidade do programa Idiomas sem Fronteiras – IsF, o orçamento das Universidades para o restante de 2019 e o próximo ano, informes das Comissões, Colégios, Fóruns e Condetuf, e, durante a tarde, haverá uma conversa com o secretário Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, da Secretaria de Educação Superior - SESu

Na manhã desta terça-feira (15), aconteceu a reunião convocada pela Comissão Geral em Defesa das Universidades públicas, Institutos Federais e CNPq, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. A Comissão debateu a situação orçamentária das universidades e institutos federais e a possibilidade levantada pelo governo federal de extinção do CNPq ou fusão com a Capes. A reunião foi incluída na programação da Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes.

Estavam presentes, no plenário lotado, vários dirigentes das Instituições de Ensino e representantes sindicais. Foram convidados para compor a mesa: o professor João Carlos Salles, presidente da  Andifes; Anderson Correia, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Fernanda Sobral, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e Jerônimo Rodrigues da Silva, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).  

Vários reitores puderam manifestar-se no plenário, destacando a importância das Universidades Públicas para o desenvolvimento social e para a soberania. Representantes da União Nacional dos Estudantes (Une) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também se manifestaram e na ocasião parabenizaram aos professores e professoras, pela passagem do dia comemorativo e pela luta diária em defesa da educação de qualidade. 

Assista ao debate aqui