Prêmio de Jornalismo Científico abre inscrições na próxima semana

Inscrições poderão ser feitas a partir do dia 1º de agosto
Por Ascom
28/07/2018 19h12 - Atualizado em 30/07/2018 às 10h24

A segunda edição do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo foi lançada na manhã da última sexta-feira, durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O anúncio aconteceu no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), dentro da tenda ExpoT&C, na Ufal.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Rogério Pinheiro, referiu-se à produção acadêmica do homenageado, falecido recentemente. “O professor José Marques de Melo foi um pesquisador alagoano que muito nos orgulhou. Ele escreveu livros que se tornaram referência, além de ter sido o primeiro doutor em Jornalismo diplomado por uma universidade brasileira”, lembrou.

O prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fapeal, tem a coparticipação do SindJornal e este ano conta com o apoio do Parque Shopping Maceió. O objetivo é sensibilizar e fomentar a produção jornalística que retrate a importância da CTI para a sociedade, fornecendo aos cidadãos informações contextualizadas para a tomada de decisões em assuntos de interesse público na área.

Novidades

Em 2018, o Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo traz algumas novidades. Agora são nove categorias, uma a mais do que na primeira. Além de Reportagem de TV, Jornalismo impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo, Reportagem cinematográfica, Estudante e Especial, concorrentes poderão apresentar produções em Assessoria de Imprensa. A categoria de Estudante também ganhou um segundo lugar, pois até então premiava apenas um ganhador.

“O tema da categoria Especial este ano é Ciência para a redução das desigualdades, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018 e que também está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas”, explicou a gestora especializada em Ciência e Tecnologia e jornalista da Fapeal, Shirley Nascimento.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 1º de agosto, no endereço, onde podem ser encontrados o regulamento, as formas de contato e todas as outras informações a respeito do concurso.