Entenda como irá funcionar o Trekking C&TI na SBPC Jovem

Competição interativa estimula o conhecimento científico
Por Viviane Borges, estudante de Relações Públicas
23/07/2018 16h35 - Atualizado em 23/07/2018 às 16h35

A SBPC Jovem, que está acontecendo nos dias 23 a 28 de julho, no Campus A.C Simões da Ufal, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, apresenta algumas orientações sobre o Trekking C&TI, uma competição na categoria de caminhada/trilha entre estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens, Adultos e idosos (Eja, Médio) de escolas públicas e privadas.

As escolas participantes deverão chegar à Tenda da SBPC Jovem a partir das 12h30 da terça-feira (24) para o credenciamento, sendo realizado antes do início das atividades. Será permitido, por dia, um número máximo de cinco equipes, tendo em cada até cinco alunos. Todas as equipes receberão um mapa e terão como meta inicial um dos cinco laboratórios envolvidos, entre eles os de Física, Química, Microbiologia, Botânica e o Radar.

Os assuntos abordados na competição são:

Laboratório de Física: Oscilações, ondas e acústica.

Laboratório de Química: Enzimas.

Laboratório de Botânica (ICBS): Reprodução das Angiospermas.

Laboratório de Microbiologia (ICBS): Estrutura do DNA; morfologia de Bactérias e Fungos; principais doenças causadas por Bactérias e Fungos ; pneumonia (Pseudomonas sp e Streptococcus sp); infecções na pele (Staphylococus sp e Streptococcus sp); dermatositose; candidiase – candida SP; criptococase – Cryptococcus SP.

Laboratório de Metereologia (Radar): O Sol, o Clima e a Precipitação.

Haverá, também, premiações distribuídas na cerimônia de encerramento, após o término das atividades desenvolvidas no trekking. Com relação aos certificados de participação, serão entregues, posteriormente, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O Trekking C&TI visa proporcionar aos alunos interação, diversão e engajamento, estimulando o conhecimento científico dentro do universo acadêmico.

Para maiores informações sobre o evento da SBPC, confira a programação completa no link.