Conferência aborda ensino da matemática para interesse dos jovens

Como transmitir conhecimento despertando a curiosidade foi um dos pontos da palestra

Por Fabiana Soares - estudante de Relações Públicas
- Atualizado em
Gregório Pacelli Bessa, professor da UFC

A conferência Panorama da matemática brasileira, dentro da programação da SBPC Alagoas foi ministrada pelo professor Gregório Pacelli Bessa, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e  apresentada pela professora aposentada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Lisbeth Kaiserlian Cordani.

Durante a conferência o professor contextualizou a história da matemática no Brasil citando os principais estudiosos da área que, segundo ele, chegaram ao país em 1808, com a vinda da família Real de Portugal. Para o professor a matemática deve ser enxergada como algo natural. “Matemática é divina, a matemática é uma criação humana, por meio dela se descobre fenômenos físicos que estão presentes a milhares de anos e que casam perfeitamente bem. Isso aí é prova que Deus existe”, comentou. Por isso, sempre aos finais de suas aulas, o professor costuma reservar 15 minutos para conversar sobre assuntos diversos que tenham alguma relação com o curso e em seguida deixa perguntas. Essa iniciativa contribui no despertar da curiosidade dos seus estudantes.

Segundo o professor, mesmo diante das dificuldades, as mudanças na educação do país estão acontecendo e isso só está sendo possível pelos desempenhos das entidades de ensino que realizam vários trabalhos para que cada vez mais as melhorias alcancem um número maior de pessoas.

Há 7 anos o matemático Francisco Valdir tem um blog chamado Matemágica e Números, criado para difundir o uso da matemática de maneira envolvente e criativa, que estimule a aprendizagem dos diversos públicos. Ele participou da conferência e contou que se identificou com a apresentação do professor Gregório porque, assim como ele, ajuda a despertar a paixão pela ciência.