Projeto do Proinart apresenta contação de histórias no HU

Atividade fez parte das ações do 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

06/06/2017 10h55 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Grupo do projeto 'Cocar de histórias e outras narrativas latinas'

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

A equipe do projeto de extensão Cocar de histórias e outras narrativas latinas fez apresentação no Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas. A atividade mudou a rotina dos pacientes que frequentam o HU e foi uma atração durante o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh.

O momento lúdico do Cocar de histórias, promovido no Hospital, faz parte das ações do projeto aprovado pelo Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal. O grupo, coordenado pelo professor Toni Edson, da Escola Técnica de Artes, desenvolve sessões de contos baseados em pesquisas feitas a partir da literatura indígena.

O projeto iniciou as atividades em setembro de 2016 e a primeira intervenção feita pelo grupo foi em outubro, na Casa da Criança com Câncer. A equipe também se apresentou na 4ª edição do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), realizada em dezembro do ano passado.

O projeto

Dentro das ações do projeto, o grupo, formado por cinco bolsistas e sete voluntários, se reúne todas as terças-feiras para ler, fazer jogos teatrais e contar histórias. Paralelo a isso, os bolsistas fazem atividades permanentes de levantamento de informações sobre a tradição oral indígena presente na literatura, constroem as histórias e também ensaiam a contação delas.