Ufal participa de Congresso Internacional de Educação a Distância

Luís Paulo Mercado e Fernando Pimentel foram ao evento que aconteceu no final de outubro, no Rio Grande do Sul

10/11/2015 18h12
Luís Paulo Mercado e Fernando Pimemtel, durante o evento

Luís Paulo Mercado e Fernando Pimemtel, durante o evento

David Cardoso - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participou da 21ª edição do Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciaed), que aconteceu entre os dias 25 e 29 de outubro, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O tema foi Se eu fosse Ministro da Educação, eu faria o seguinte a propósito da EAD ... e o evento contou com a participação de mais de dois mil inscritos, entre eles, os professores Luís Paulo Mercado e Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). 

Participaram do evento os professores e pesquisadores Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado, diretor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e Coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e  Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Vice coordenador da Cied e coordenador adjunto da UAB na Ufal.

Participar do evento e poder ministrar uma oficina teve grande significado para Luís Paulo Mercado, coordenador-geral da Cied e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufal. "O congresso se constitui num espaço importante para troca de experiências e análise e discussão das perspectivas e avanços da EAD no país, principalmente os aspectos referentes aos marcos regulatórios da modalidade e a flexibilização da oferta de cursos atendendo à expansão de vagas no ensino superior brasileiro", destacou.

Segundo Pimentel, vice-coordenador da Cied, o marco dessa edição foram as mesas internacionais, apresentando como a EAD tem se ampliado em sua forma de execução e incorporando cada vez mais elementos de gamificação. "Destaco o lançamento do livro Educação a Distância Online: construindo uma agenda de pesquisa, organizado por Olaf Zawacki-Richer e Terry Anderson, que propõem uma agenda de pesquisa de EAD, sistematizando temas, oportunidades, desafios e tendências. Vamos trabalhar com afinco para que a Ufal possa inserir-se nessa agenda, internacionalizando ainda mais as pesquisas desenvolvidas na área da EAD", completou. 

A EAD da Ufal tem investido na participação, apresentação de resultados e pesquisa em eventos de qualidade na área educacional. Para o coordenador-geral da Cied, a Universidade tem apoiado diretamente todos os envolvidos nessa área a pesquisarem sobre suas práticas e a compartilharem com a comunidade científica por meio da socialização dos resultados em congresso e publicações nos mesmos e em periódicos.