Ufal abre mais de 1.200 vagas para transferência e reopção de cursos nos três campi

Iniciativa contempla cursos presenciais e a distância e prazo segue até a próxima sexta-feira, 13

04/11/2015 19h22 - Atualizado em 06/11/2015 às 18h14

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com mais de 1.200 vagas abertas para transferência externa e reopção de cursos nas modalidades presencial e a distância referentes aos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, 13, para se inscrever. As listas completas com os cursos, a quantidade de vagas podem ser vistos nos editais nº 34 e 36 e nº 33 e 35. As vagas são referentes ao período letivo de 2015.2.

Os interessados, no entanto, devem ficar atentos aos pré-requisitos: candidatos de Maceió devem solicitar o processo no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), no prédio da Reitoria; já para aqueles de Arapiraca e do Sertão, a solicitação deve ser feita na Coordenadoria de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) de cada um dos campi. A entrega dos documentos necessários para ambos os processos será feita no Protocolo Geral de cada um dos locais onde há vagas abertas, após conferência dos respectivos órgãos, que vão estar disponíveis das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Quem se interessar pela transferência externa deverá fazer uma prova de seleção de caráter objetivo com as matérias constantes do período que antecede a candidatura ao Período do Curso pretendido, respeitando o Projeto Político Pedagógico do curso, para o qual o candidato concorrerá na Universidade, devendo ter o mesmo nível de avaliações aplicadas regularmente nos alunos da instituição. A avaliação será elaborada por uma comissão de três professores. O resultado será divulgado no dia 18 de dezembro.

Já para aqueles que forem fazer reopção, a seleção será feita pelo colegiado de cada curso e a análise seguirá os critérios de maior índice de aproveitamento de estudos, possibilidade de adequação à série mais adiantada; maior coeficiente de rendimento escolar acumulado e o menor índice de abandono de disciplinas (equivalente à reprovação por falta) no Histórico Escolar de Graduação. O edital reforça que em caso de empate a vaga será ocupada por aquele de maior idade e o resultado sai no dia 16 de dezembro.

Vale destacar ainda que as vagas não ocupadas em um dos processos podem, a critério da Comissão de Seleção do Curso, serem remanejadas para o outro e vice-versa sempre abarcando o período letivo de 2015.2. Confira os editais também clicando aqui. Outras informações entre em contato com o DRCA por meio do telefone (82) 3214-1087.