HU inaugura serviços que reafirmam qualidade da assistência aos usuários

Presidente da Ebserh, Newton Lima; reitor Eurico Lôbo e superitendente do HU, Paulo Teixeira, fazem solenidade nesta quinta

23/11/2015 13h42 - Atualizado em 24/11/2015 às 19h16
Hospital adquiriu quatro equipamentos modernos para ultrassonografia e que passam a integrar o Centro de Diagnóstico por Imagem

Tâmara Albuquerque - Ascom HU

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima Neto, virá ao Hospital Universitário no próximo dia 26, quinta-feira, para inaugurar, junto com o superintendente do hospital, Paulo Teixeira, e o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, serviços que vão ampliar o acesso, melhorar e reafirmar a qualidade da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

A programação será realizada pela manhã, a partir das 8h30, com cerimônia que marcará o início das atividades no Espaço Bem Nascer; a implementação de seis leitos na pediatria; a ampliação e reforma do Banco de Leite Humano e a inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem Professor Eduardo Jorge, espaço composto por equipamentos com tecnologia avançada em funcionamento na instituição.

Segundo Paulo Teixeira, a entrega desses serviços à sociedade reflete o comprometimento dos gestores e dos funcionários do HU com o ensino e a assistência na saúde pública, especialmente na conjuntura atual de contingenciamento de recursos pelo governo federal.

Espaço Bem Nascer

O Espaço Bem Nascer é uma enfermaria exclusiva para o parto normal e que garante à gestante a assistência em todos os momentos da evolução do parto de forma humanizada e segura. Ela poderá, inclusive, escolher em qual posição terá seu bebê. A sala tem equipamentos e métodos não farmacológicos para alívio da dor e representa um avanço na qualidade da assistência ao parto e ao nascimento.

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano passou por reforma e ampliação recentemente, viabilizados com recursos do Ministério da Saúde, por meio da Rede Cegonha, no valor de R$ 100 mil. O local ganhou bancadas, piso e pintura novos, adequação do banheiro dos funcionários, gás canalizado e um laboratório para fazer o controle microbiológico do leite doado, atividade que antes era realizada no Laboratório de Análises Clínicas do hospital.

Essas melhorias colocaram o Banco de Leite adequado e dentro dos padrões de todas as normas vigentes para o setor, além de garantir mais conforto e condições de aumentar o volume de coleta, processamento e distribuição de leite materno.

Centro de Diagnóstico

Em relação ao Centro de Diagnóstico por Imagem Professor Eduardo Jorge, o superintendente diz que a iniciativa é uma homenagem justa a um profissional que sempre priorizou seu trabalho na área da saúde, dedicando parte de sua vida ao Hospital Universitário.

O Centro engloba equipamentos com tecnologia de última geração e que estão em funcionamento, como o tomógrafo; a ressonância magnética; equipamentos de ultrassonografia; equipamento de Raios X telecomandado, entre outros. Além disso, na pediatria do HU, serão inaugurados seis leitos, sendo três camas e três berços, o que amplia a capacidade do setor para 24 leitos no total.