Edufal lança mais oito obras de pesquisadores da Ufal na 7ª Bienal de Alagoas

Solenidade foi realizada na última segunda-feira (23) no Cantinho das Ideias

24/11/2015 17h05 - Atualizado em 24/11/2015 às 17h07
Aloísio Nunes, autor do livro "A poesia mutante de Edgard Braga"

Myllena Diniz - estudante de Jornalismo com fotos de Aline Lima

Jaraguá - Mais uma noite de lançamentos com o selo da Edufal, no Café Cantinho das Ideias, durante a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Na noite da última segunda-feira (23), a Editora apresentou oito obras produzidas por pesquisadores alagoanos vinculados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As produções abordam temáticas distintas, mas são frutos de muitas pesquisas.

Atenta às demandas da comunidade científica, a diretora da Edufal, Stela Lameiras, aponta a importância das publicações. “A Ufal tem o compromisso de sair dos próprios muros. A gente quer que a produção acadêmica seja difundida na sociedade, por isso abrimos esse espaço. Nossa vertente é fortalecer a história, a literatura e a ciência de Alagoas”, enfatizou.

Conheça as obras

O comunicólogo Aloísio Nunes, autor de A poesia mutante de Edgard Braga, levou três anos para compilar as informações desse projeto. O trabalho é resultado de sua dissertação de mestrado e trata-se de uma análise dos versos de Edgard Braga, por meio da perspectiva da Semiótica Peirceana.

Segundo ele, a obra estabelece uma ponte com o contexto digital do mundo contemporâneo. “Braga desenvolveu uma poesia concreta, com destaque para três vertentes: verbal, sonora e visual. Palavras, sons e imagens estão muito presentes na atualidade, tanto que observamos a mescla desses sentidos, o tempo inteiro, diante do turbilhão de informações que recebemos”, avaliou Aloísio Nunes.

Já Diego Souza, organizador do livro Trabalho, saúde e sociedade, revelou a alegria de lançar a coletânea de textos produzidos pelo Grupo de Estudos de Trabalho, Ser Social e Enfermagem (Getsse). “Nossas pesquisas reconhecem a saúde como um processo social, por meio de um trabalho multidisciplinar. Trazê-lo para a Bienal é muito gratificante, por se tratar do maior evento cultural de Alagoas e por divulgá-lo para a sociedade”, comentou.

No Café Cantinho das Ideias também foram lançados os títulos Metodologia da “Ensinagem” na Educação Superior, de Tania Moura e Nadja Ribeiro; Cidadania e poesia na escola – essa rima cola, de Juliana Alves, Laura Pizzi e Paula Rocha; O Ensino Fundamental de nove anos em Alagoas – Mecanismos de uma prática, de Idnelma Rocha. Houve, ainda, o lançamento de Educação Jurídica: dilemas atuais, organizado por Edna Prado.

Jorge Hernán Salazar foi o único autor a lançar dois livros no evento. Em Introducción a la ventilación natural, ele traduziu a obra de Leonardo Bittencourt e Christina Cândido professores da Ufal. Já o livro O uso das cartas solares é de sua total autoria.