Bienal abriga 5º Seminário de Serviço Social

Evento é uma realização conjunta entre Cress, Edufal e Cortez Editora

26/11/2015 19h07 - Atualizado em 26/11/2015 às 20h49
Ricardo Antunes e Ana Maria Vasconcelos participaram de debate e lançaram livros na Bienal

Jhonathan Pino - jornalista e fotógrafo
Renner Boldrino - fotógrafo

Jaraguá - A quinta-feira (26) foi o dia de debater a Assistência Social na 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O Conselho Regional de Serviço Social (Cress-AL) e a Cortez Editora realizaram  o 5º Seminário de Serviço Social, que contou com a participação de dois grandes nomes da área: o professor Ricardo Antunes, da Universidade de Campinas (Unicamp), e Ana Maria de Vasconcelos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Pela manhã, os dois autores participaram de uma mesa coordenada pela professora Maria Inês Coral, do curso de Serviço Social, Unidade de Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Enquanto Ricardo fez questionamentos quanto à conjuntura sociopolítica atual da Assistência Social, destacando o trabalho em tempos de crises, Ana Maria debateu a luta de classes na contemporaneidade.

No início da tarde, a Cortez Editora os convidou para que eles fizessem o lançamento de suas obras na Bienal. Ana Maria lançou a obra A/O Assistente social na luta de classes e Ricardo fez o lançamento da edição de 20 anos de Adeus ao trabalho?.  “Geralmente esses nossos autores são muito atuantes com o Serviço Social, eles estão sempre militando com os assistentes sociais pelo país. Então é uma grande oportunidade para os moradores de Maceió e região recebê-los e trocar ideias”, destacou Elaine Nunes, representante da Editora Cortez.

O Seminário acontece sempre com a realização da Bienal. "É um evento gratuito que a gente faz com a parceria do Cress, com o apoio da Ufal e da Edufal. É a única Bienal no Brasil que abre um espaço para realizar um evento de Serviço Social. A gente sabe que todas as bienais acabam tendo uma programação muito extensa, mas nem sempre dão oportunidade para outras áreas de conhecimento. São sempre artistas e autores midiáticos”, comentou Elaine.

Durante a solenidade de abertura, estiveram presentes a diretora da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Ufal, Valéria Correia, representantes do Conselho Federal de Serviço Social e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa, do Sindicato dos Assistentes Sociais, da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social, além do diretor da Cortez Editora, José Xavier Cortez.

Lançamento de obras por pesquisadores da Ufal

Durante a tarde, os debates continuaram com Exposição Trabalho, Política e Serviço Social. Participaram das discussões os autores que estão lançando obras com o selo da Edufal, são eles: Valéria Correia, Viviane Medeiros, como organizadoras da obra Reforma sanitária e contrarreforma na saúde: interesses do capital em curso; Artur Bispo, com a obra A expropriação do trabalho e o desafio do operário; Adriana Torres, com Os programas de transferência condicionada na América Latina e o Labor da Infância; Rosa Lúcia Predes e Maria Alcina e as organizadoras da obra Assistente Social: trabalhador/a assalariado/a – fundamentos teóricos e históricos para uma análise crítica.

Também estiveram no estande da Edufal, Albani Barros, com a obra Para além de Prometeus? Crítica às teorias da superação do trabalho no contexto da acumulação alternativa; Território e gestão da política de assistência social: experiências de Maceió e Arapiraca; além de Virgínia Borges e Norma Alcântara, organizadoras de Trabalho, Política e Serviço Social.