Aula inaugural do Mestrado em Antropologia Social será nesta quinta-feira

Evento terá presença da professora Cornélia Eckert, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

03/11/2015 14h58 - Atualizado em 05/11/2015 às 21h38
Cornélia Eckert ministrará aula inaugural da pós-graduação em Antropologia Social

Diana Monteiro - jornalista

A comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Sociais (ICS) prestigia nesta quinta-feira, 5, a partir das 14h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes (Ichca), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, a aula inaugural do mestrado da unidade. A pós-graduação conta com 12 alunos e integra o Programa em Antropologia Social coordenado pela professora Nádia Meinerz.

A aula inaugural será ministrada pela professora Cornélia Eckert, que integra o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cornélia é referência para os estudos de antropologia visual e imagem, antropologia urbana, antropologia e meio ambiente.

Dentre suas principais publicações estão Memória e trabalho: etnografia da duração de uma comunidade de mineiros de carvão (La Grand-Combe, França) de 2012 e, em co-autoria com Ana Luiza Carvalho da Rocha, Etnografias do trabalho, narrativas do tempo e A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas, ambos de 2015.