Abertura da Bienal do Livro terá música e poesia

Maior evento cultural e acadêmico da cidade vai homenagear Zumbi dos Palmares e os 200 anos de Maceió

18/11/2015 12h13 - Atualizado em 18/11/2015 às 16h39

Lenilda Luna - jornalista

A abertura da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas será um espetáculo à parte. Marcada para as 19h, no Centro de Cultural e de Exposições Ruth Cardoso de Maceió, a solenidade vai contar com participações muito especiais. Para começar, os hinos do Brasil e de Alagoas serão executados na voz marcante de Eliezer Setton.

O músico alagoano, que já tem uma carreira consolidada, iniciada em 1976, fez uma nova leitura dos Hinos Cívicos, que compuseram o CD Brasil - Hinos à Paisana, lançado em 2009. O hino de Alagoas e do Brasil, no estilo de Eliezer Setton, conquistaram o público e foram veiculados em várias propagandas oficiais.

Em seguida, ex-alunos de música da Ufal vão se apresentar. Eles formaram a camerata Ero Dictus, que desde 2011 já realizou vários espetáculos de música clássica. Na abertura da Bienal, a camerata Ero Dictus fará uma homenagem especial ao Dia da Consciência Negra, executando a música Zumbi, de Jorge Ben Jor.

Haverá ainda uma homenagem aos 200 anos de Maceió. O compositor e cantor Júnior Almeida, que está comemorando 30 anos de carreira, vai cantar a recente composição que fez para celebrar a capital alagoana, a música Onde quer que eu vá, cidade, que já ficou bem conhecida porque tem sido veiculada na mídia, em campanha publicitária da Prefeitura de Maceió.

E para abrilhantar ainda mais essa abertura solene, a poetisa e atriz Elisa Lucinda fará um recital de poesias. Elisa Lucinda é bastante conhecida pelos papéis marcantes em novelas da Rede Globo. Mas ela também é escritora, com mais de dez livros publicados. Estão aí várias razões para não perder essa Bienal desde a abertura!

Realização e parcerias

A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, edição 2015, é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Edufal e da Fundação Universitária de Desenvolvimento e Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Prefeitura Municipal de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas. Além do patrocínio cultural da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Gráfica Moura Ramos, Braskem, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Sesc, Senac, Sebrae Alagoas, Unopar e Ceap.

O evento conta com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Organização Arnon de Mello, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Pajuçara Sistema de Comunicação, Instituto Zumbi dos Palmares, Detran-AL, Hotel Ponta Verde e Maceió Shopping.