Seminário discute perspectivas de desenvolvimento para Alagoas

Iniciativa, promovida pela Feac em parceria com a Fapeal, será realizada nesta quinta-feira

01/12/2014 18h39 - Atualizado em 09/12/2014 às 18h02

Redação Ascom

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promove nesta quinta-feira, 4, um seminário intitulado Perspectivas de Desenvolvimento para Alagoas: desafios e oportunidades. O evento será realizado no auditório da Casa da Indústria, no Farol, a partir das 8h30.

Na ocasião será feito o lançamento do livro Alagoas contemporânea: economia e políticas públicas em perspectiva, que é o resultado da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos em Tecnologia, Inovação e Competitividade (Getic), financiado pela Fapeal e conta com a participação dos professores Francisco Rosário, Reynaldo Rubem, Thierry Prates, Ana Milani, Luciana Santa Rita, Cecília Lustosa, Keuler Hissa, Dilson Sena, Cid Olival e Elvira Barreto.

O Getic vem realizando pesquisa de corte setorial para entender como as novas políticas federais de desenvolvimento e os marcos institucionais recentes estão impactando no desenvolvimento alagoano atualmente. Na pesquisa, apesar de se deparar com situações preocupantes no âmbito social, o grupo de pesquisadores percebeu o início de modificações importantes na estrutura econômica do estado e na aplicação de políticas públicas sociais de impacto.

“Ficou claro também, que a associação entre o Estado e as demais instituições da sociedade é de fundamental importância para potencializar os impactos das políticas federais localmente, além da necessidade de buscar na universidade quadros técnicos que possibilitem a orientação mais eficiente dessas políticas e o processo de pesquisa-ação é o instrumento mais factível atualmente”, informa o professor Francisco Rosário.