Projeto Filmar promove oficina gratuita de produção para curta-metragem

Iniciativa é uma das contempladas pelo programa Vivência de Arte na Ufal em 2014

19/09/2014 11h20 - Atualizado em 19/09/2014 às 16h45

Redação Ascom

O Projeto Filmar – Oficina de Cinema realiza neste sábado, 20, das 9 às 12 h uma oficina gratuita sobre Produção para curtas-metragens, com Viviane Araújo, produtora dos premiados curtas Menina (Maysa Reis e Amanda Duarte) e 12:40 (Dário Júnior). A oficina será realizada no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu – Centro e tem o objetivo de fazer uma introdução às noções básicas da produção de um curta-metragem. 

Iniciativa de estudantes de graduação em Teatro da Ufal, o projeto Filmar foi um dos selecionados pelo programa Vivência de Arte na Ufal e tem o objetivo estimular o interesse e a produção audiovisual com participação da comunidade acadêmica, a troca de conhecimentos e experiências com os realizadores locais. Paralelamente, a equipe vai realizar um curta-metragem com a participação de estudantes universitários e parceria com realizadores locais. 

De acordo com a coordenadora do projeto, a estudante de Teatro Fabiana de Paula, as oficinas mensais abordam os fundamentos principais da produção de um curta, com foco prático no projeto selecionado pela equipe. Intitulado provisoriamente de Monique, o curta tem roteiro de Wladymir Lima, um dos parceiros do projeto, também escalado para a direção do filme. A equipe de Monique conta ainda com as parcerias confirmadas de Maysa Reis, Viviane Araújo, Dário Júnior e Paulo Silver, formandos de Comunicação Social e realizadores com experiência em curtas-metragens. 

Oficinas – O projeto teve início em agosto e rapidamente ganhou a adesão de parceiros, que voluntariamente estão integrando a equipe técnica e artística. “Priorizamos a participação de estudantes universitários, uma vez que é o foco do projeto, mas também estamos proporcionando a integração com realizadores com atuação no audiovisual local.”, afirma De Paula. “A maior parte do elenco é de estudantes do curso de teatro, assim como a equipe de maquiagem, e parte da produção. Com isso, o projeto quer promover essa troca de conhecimento, aproveitando a experiência dos realizadores com a vontade de realizar que os estudantes têm demonstrado”, completa. 

A primeira oficina do projeto foi realizada em agosto, sobre o fundamento Roteiro, com Rafhael Barbosa, cineasta alagoano vencedor de cerca de 20 prêmios em festivais por todo o País com o curta O Que Lembro, Tenho. Barbosa é também consultor de produção do projeto de curta-metragem Monique, a ser realizado pelo Filmar – Oficina de Cinema. 

Serviço

O quê: Oficina de Produção (Projeto Filmar) com Viviane Araújo

Quando: Sábado, 20 de setembro – das 9 às 12 h.

Quanto: Gratuito

Onde: Espaço Cultural da Ufal (Antiga Reitoria) – Praça Sinimbu

Inscrições: Dispensável. É só chegar na hora!

Público: Comunidade acadêmica, realizadores e público em geral

Saiba mais