Ufal divulga selecionados para mostra competitiva do Festival de Cinema

São 22 filmes desenvolvidos por estudantes, técnicos e docentes de instituições de ensino superior do País

05/09/2013 12h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

Vinte e duas produções audiovisuais irão participar da Mostra Competitiva do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de novembro, na cidade de Penedo-AL. A mostra, promovida pela Universidade Federal de Alagoas, inclui filmes de até 30 minutos, desenvolvidos por estudantes, técnicos e docentes de instituições de ensino superior de todo o País.

A comissão de seleção, composta pelo realizador audiovisual Tiago Penna e pelos críticos de cinema Ranieri Brandão e Ricardo Lessa, esteve reunida no dia 30 para discutir e apresentar os filmes escolhidos. “Buscamos, por consenso, contemplar as diferentes possibilidades de linguagem audiovisual, e nos pautamos, de maneira geral, em termos estéticos de construção fílmica, levando em conta também o apuro técnico, mas, fundamentalmente, a criatividade e originalidade entre forma e conteúdo das obras”, declarou Tiago Penna.

Em sua terceira edição, o Festival de Cinema Universitário vem se consolidando como um evento que fomenta a produção e circulação audiovisual. Além da Mostra Competitiva, integram a programação do evento Mostra de Cinema Infantil, Circuito Cineclubista, Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, Mesas, Oficinas e Workshops.

Este ano, o festival premiará os realizadores em três categorias: Melhor Curta-metragem, eleito pelo júri oficial; melhor curta-metragem, eleito pelo júri popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano.

Confira os filmes selecionados

Atrizes (RJ)
A eleição é uma festa (SE)
A moça que existe em meus sonhos (MG)
Canção para ninar dinossauros (RJ)
Carta para Hayan Rubia (RJ)
Catástrofe (PB)
Ciclo (AL)
Codinome beija-flor (RS)
Debaixo do céu (RJ)
Derredor (SE)
Eugênia no espaço (CE)
Lembranças de Maura (SP)
Leprosário (PB)
Lex Talionis (PB)
Matador (AL)
Meu corpo, minhas regras (PE)
Mwany (AL)
No Interior da Minha Mãe (MA)
Ongusu Porahei Ha Kotyhu - Cantando e dançando na Casa de Reza Kaiowá (MS)
O que aprendi com meu pai (GO)
Os sobreviventes (RJ)
Salão dos artistas (AL)