Pinacoteca abre edital para exposições em 2013

Período de inscrições das propostas vai até 18 de janeiro

01/11/2012 14h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Renata Menezes, estudante de Jornalismo

A Pinacoteca Universitária está com inscrições abertas para os artistas interessados em expor suas obras em 2013. As exposições podem ser individuais ou coletivas, devem ser inéditas no circuito cultural do Estado de Alagoas e coerentes à proposta contemporânea do espaço. Os candidatos têm até o dia 18 de janeiro para enviar proposta e efetuar a inscrição.

O artistas selecionados terão à disposição para montar as exposições os salões I e II da Pinacoteca, iluminação e sistema acústico ou audiovisual, de acordo com as necessidades da proposta. Além disso, serão disponibilizados 500 exemplares de folders e mil convites para divulgação.

Para se inscrever, o interessado deve enviar um portfólio contendo currículo de cada artista participante, limitado à produção e formação artística; ficha de inscrição preenchida; projeto detalhando layout da exposição, adequado ao espaço disponível; fotos das obras a serem apresentadas, especificando técnica, dimensão e ano; material para apresentação de trabalhos experimentais que utilizem material não convencional (se houver); descrição dos materiais usados e material veiculado em meios de comunicação sobre o artista (se houver).

As propostas serão avaliadas nos dias 24 e 25 de janeiro, pela Comissão de Pauta, composta por representantes da Pinacoteca, artistas e críticos de arte convidados. O resultado final será divulgado no dia 29 de janeiro, no site da Pinacoteca e no portal da Ufal.

A Pinacoteca

Eleita pela Revista Cult como um dos melhores espaços culturais do país, em 2010, a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas tem por meta a difusão e a preservação da memória artística e cultural do Estado. A partir de 1999, com sua reabertura definitiva, o foco passou a ser direcionado à arte contemporânea, dotando Alagoas de um espaço plural, onde são construídos os novos diálogos com a história e a arte do século XXI.

No site da Pinacoteca você encontra o Edital 2013, a ficha de inscrição e a planta baixa das salas disponibilizadas.