Maceió sedia maior fórum de concreto do Brasil

Professores da Ufal colaboram com a organização do 54º Congresso Brasileiro do Concreto

05/10/2012 15h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
54º CBC acontece entre os dias 8 e 11 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Myllena Diniz- estudante de Jornalismo

A construção civil é destaque constante no cenário brasileiro. Sob essa perspectiva, entre os dias 8 e 11 de outubro, a capital alagoana sediará o 54º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento é o maior fórum técnico sobre tecnologia do concreto e sistemas construtivos e, em Maceió, conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas. A finalidade é fortalecer a cadeia produtiva do material.

Anualmente, o congresso é responsável pela divulgação de pesquisas científicas, inovações tecnológicas e projetos estruturais relacionados à aplicação de um dos materiais industriais mais consumidos no mundo inteiro: o concreto. Durante o evento, profissionais da Engenharia Civil do Brasil e do exterior se reúnem para discussões sobre a tecnologia do concreto, visando ao aperfeiçoamento de metodologias construtivas; materiais de construção; gestão e normalização de técnicas; e sustentabilidade.

Em terras alagoanas será celebrado o aniversário de 40 anos do Ibracon, instituto dedicado a pesquisas técnicas e científicas cujos objetivos são o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento sobre o concreto. Em 2012, o evento traz o tema “Há 40 anos fortalecendo o concreto no Brasil” e contemplará 34 sessões científicas, nas quais serão apresentados mais de 500 trabalhos.

De acordo com o diretor regional do Ibracon e professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas, Flávio Barboza, o intuito do encontro é a difusão de pesquisas sobre o concreto realizadas no Brasil e no mundo. “Nosso objetivo é difundir a tecnologia de concreto armado e protendido no Brasil. Então, tudo que existe em termos de tecnologia e de produção de concreto vai ser apresentado no congresso. O evento é um grande fórum, com debates, publicação de artigos, trabalhos técnicos apresentados oralmente e em pôster”, destacou.

Nesta edição, o congresso continua com a proposta dos anos anteriores, mas traz algumas novidades. Em Maceió, além de cursos, workshop e seminários, será realizado o 1° Simpósio Latino-Americano sobre Concreto Autoadensável (Silamcaa), onde serão apresentadas pesquisas sobre a inovação mais recente e promissora para os setores construtivos nos últimos anos. De acordo com Flávio Barboza, o uso do concreto autoadensável (CAA) diminui o tempo de construção, reduz os custos da obra e melhora o desempenho do elemento estrutural.

No evento, também será lançado o Dam World Conference, evento promovido pelo Ibracon e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lnec) de Portugal. A conferência mundial acontecerá no intervalo de dois anos, intercalados entre Brasil e Portugal. No encontro, serão discutidos planejamentos, projetos e operações relacionados às barragens.

Conquista

Essa é a primeira vez que Maceió é a anfitriã do CBC. Segundo Flávio Barboza, a Ufal é uma das responsáveis por essa conquista. “Estamos inserindo Maceió no cenário do desenvolvimento e da pesquisa na área do concreto. No Nordeste, o evento já aconteceu na tríade Salvador, Recife e Fortaleza. Pela primeira vez, conseguimos trazer o congresso para o nosso Estado. Com certeza, isso tem o peso da universidade e do importante momento que a nossa Engenharia passa. Notamos isso com a nossa pós-graduação inserida nesse cenário e com os professores da Ufal compondo a direção regional do Ibracon”, ressaltou.

Feira e concursos

A 8ª Feira Brasileira de Produtos e Serviços da Construção (Feibracon) faz parte da programação do 54º CBC. O espaço de exposição é destinado às empresas e às entidades do setor construtivo e estará aberto ao público durante todos os dias do evento.

O congresso realizado pelo Ibracon também inclui em suas atividades três concursos destinados a alunos da graduação: “Aparato de Proteção do Ovo – APO”, no qual será julgada a peça de concreto armado mais resistente; “Concrebol”, onde será escolhida a esfera de concreto mais leve e homogênea; e “Concreto Colorido Eficiente”, para a seleção do concreto colorido mais resistente.

Inscrições

As inscrições para o 54º CBC são realizadas no site do Ibracon ou no primeiro dia do evento. A expectativa é de que cerca de mil pessoas participem do encontro, entre palestrantes, expositores e ouvintes.