Lançado novo manual de marcas do Inpi

Publicação explica o que é propriedade de marca e informa sobre valores de registro

13/03/2012 10h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) disponibilizou um novo manual para os usuários de marcas. O documento está adaptado ao e-Marcas 2.0, sistema de certificação digital lançado no final do ano passado. Disponível na íntegra neste link, a publicação explica o que é propriedade de marca e traz informações sobre os valores de registro, além de abordar os prodecimentos para efetuar o protoloco eletrônico.

De acordo com a insituição, a ideia é facilitar o acesso dos cidadãos ao tema. O e-Marcas 2.0 foi um importante instrumento para elevar os pedidos de marcas em 2011, que atingiram recorde histórico, com cerca de 153 mil solicitações. Trata-se uma alta de 15%, quando comparado com 2010. Além de mais ágil e segura, a nova ferramenta também contribuirá para a implementação dos pedidos multiclasses e em cotitularidade – requisitos para atuar no protocolo de Madri.