Confirmação de matrícula, Epeal 2011, cursos de línguas e muito mais. Confira!

O projeto Mora na Filosofia comunica que os certificados das quatro primeiras atividades realizadas em 2010: Sentidos e Significados da Filosofia na Contemporaneidade; Filosofia da Violência na Literatura Contemporânea Brasileira; Filosofia e Ciência e Filosofia e Cinema já estão disponíveis na coordenação do curso de Filosofia.

14/06/2011 14h19 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Os certificados do Mora na Filosofia já estão disponíveis

Os certificados do Mora na Filosofia já estão disponíveis

Atenção feras 2011.2

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) alerta aos feras 2011 de segunda entrada para a confirmação de matrícula nesta terça e quarta-feira, 5 e 6 de julho, nas coordenações dos cursos.  A diretora do DRCA, Maria do Carmo, informa que não é preciso levar nenhum documento.

Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente

Os grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação estão organizando o I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e o VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado entre os dias 2 e 5 de novembro. Participarão do evento pesquisadores do Brasil, América Latina e Portugal para tratar de questões relacionadas ao trabalho docente, do ensino fundamental ao superior. O site já está no ar com inscrições abertas e podem ser apresentados trabalhos (posters e comunicações orais). Confira a programação e cronograma do evento em anexo.

Semana de Pedagogia

Estão abertas, até o dia 6 de julho, as inscrições para submissão de trabalhos na Semana de Pedagogia 2011, que será realizada de 1º a 5 de agosto, no Centro de Educação (Cedu). Com o tema A atuação do(a) pedagogo(a) na contemporaneidade: desafios e possibilidades”, o evento busca analisar as múltiplas possibilidades de atuação que se apresentam ao(à) pedagogo(a), levando em consideração os desafios e as possibilidades que fazem parte do cotidiano dos profissionais da Educação no Brasil e, em especial, em Alagoas. A estrutura do evento vai contar com a conferência de abertura referente a temática principal, sete mesas redondas e 40 minicursos/oficinas. Mais informações estão disponíveis na página do evento.

IV Seminário Afro-Alagoano

Para celebrar o Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, o Projeto Raízes de Áfricas realiza nos dias 7 e 8 de julho, no alto da Serra da Barriga/Parque Memorial Quilombo dos Palmares/AL o Ìgbà - IV Seminário Afro-Alagoano: “Igualdade Racial é Para Valer?”que homenageará Abdias Nascimento que foi um defensor da igualdade racial e um dos símbolos de luta contra o preconceito, num ato interreligioso. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para raizesdeafricas@gmail.com. Mais informações através do telefone (82)3231-4201.

Quintas Sinfônicas

Os músicos realizam, no dia 9 de julho, mais uma edição do projeto Quintas Sinfônicas. Desta vez os solistas são Fagner Magrinelli Rocha e Emilee G. Hall. Regência do maestro José Alípio Martins. A partir das 20h. Aberto ao público. No auditório do Espaço Cultural, na Praça Sinimbú.

 

Exposição Campo Imaginário

A Pinacoteca Universitária/Ufal dando prosseguimento a sua pauta de exposições, selecionadas pela Comissão de Pauta 2011, apresenta a Mostra “Campo imaginário” I - Nudez, um dia das mães..., do artista alagoano Paulo Santo, que assinaa curadoria. O autor, que já apresentou seus trabalhos em outras mostras no Estado, considera-se um pesquisador humanista e artista multimeios. Horário para visitas: 2ª, 4ª e 6ª – 8h30 às 12h30/ 14h às 18h, 3ª e 5ª – 8h30 às 12h30/14h às 20h. Mais informações: (82)3221-7230.

 

Vagas para cursos de línguas

A Casa de Cultura Latino-Americana abriu vagas para os cursos de Espanhol, Italiano, Latim, Grego e preparatório para o DELE, para toda comunidade. As matrículas serão de 12 a 29 de julho, das 8h às 13h e das 14h às 19h, na secretaria Casa de Cultura, localizada no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú. Para se inscrever basta ter idade mínima de 12 anos. O projeto desenvolvido pela Faculdade de Letras conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão.

Minicurso sobre a cultura do guaraná

A empresa júnior de Agronomia e Zootecnia, Consuagro jr, irá trazer a pesquisadora Maria Oneide do Intituto ambiental de Manus, para ministrar um minicurso sobre a cultura do guaraná e uma palestra sobre os impactos da agropecuária na floresta amazônica, nos dias 8 e 9 de julho. Os interessados devem entrar em contato com Thiago Francisco, através dos números (82) 88563148 / 96350863 para saber mais detalhes sobre o evento.

Estágio em Jornalismo

O Ministério Público Federal em Alagoas abriu inscrições para o processo seletivo de estágio em Jornalismo. Apenas estudantes que já concluíram a metade do curso de Jornalismo e estão matriculados em instituições de ensino superior conveniadas com o MPF podem participar da seleção. Os interessados devem se dirigir à sede da Procuradoria da República em Alagoas (Avenida Fernandes Lima, 3296, Farol, Maceió/em frente à Eletrobrás), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, até dia 14 de julho. A carga horária de estágio será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias. O valor da bolsa de estágio atualmente está fixado em R$ 800,00. O contrato de estágio será firmado por um ano, podendo ser renovado por mais um ano. Mais detalhes no Edital.

Universia Agenda

Se você deseja ficar por dentro dos principais eventos que acontecem na área de educação, conheça a Universia Agenda, uma seção do Portal Universia que reúne palestras, seminários, workshops e debates relacionados a área de educação. Com atualização diária, qualquer interessado pode acessar os eventos que estão acontecendo nas IES brasileiras, por meio do site. No Portal, é possível ter acesso a descrição dos eventos, a data, local, universidade organizadora e demais informações.

Epeal 2011

Em sua sexta edição, o Epeal vem se consolidando como uma estratégia de socialização e troca de experiência entre pesquisadores em educação, com vistas a produzir significados sociais relevantes ao desenvolvimento da ciência. O evento tem por objetivo aprofundar discussões sobre o aspecto situacional da educação no Brasil, no Nordeste e em Alagoas como também, divulgar as discussões teóricas e as pesquisas científicas produzidas pelos docentes, alunos e ex-alunos do programa, bem como as dos demais pesquisadores em educação do Nordeste e do Brasil. Com o tema geral “O papel da Universidade hoje: formação, pesquisa e compromisso social”, o evento recebe trabalhos até o dia 15 agosto, através do site. No mesmo período ocorrerá também o I Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação Seção Alagoas (Anpae/AL), evento que, a partir da recém criada seção estadual, marca o início dos trabalhos da Associação em Alagoas, instituição renomada que desde 1961 tem trazido inúmeras contribuições para a educação brasileira.

Cabos '11

O II Seminário sobre Utilização de Cabos em Redes Subterrâneas de Distribuição de Energia Elétrica está com inscrições abertas para submissão de resumos até o dia 22 de julho, e de trabalhos até o dia 22 de outubro. O evento será realizado em Maceió, entre os dias 8 e 9 de novembro. Mais informações através do site.

Prêmios Santander Universidades 2011

Premiações beneficiam estudantes, docentes, pesquisadores-doutores e instituições de ensino, e impactam toda a cadeia de valor de educação superior. Premiação aos vencedores chega a R$ 1 milhão. Todos os inscritos ganharão curso on-line de empreendedorismo desenvolvido pela Babson College com exclusividade para esta premiação. Os Prêmios Santander Universidades – Edição 2011 – estimulam o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, sempre com foco no desenvolvimento sustentável. Para participar, os interessados devem acessar o site e fazer a inscrição até 13 de setembro. Leia mais.

 

Simpósio Internacional de Climatologia

 

O IV Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) acontece entre os dias 16 e 19 de outubro em João Pessoa, na Paraíba. O evento realizado, pela Sociedade Brasileira de Meteorologia, tem como tema central as Mudanças Climáticas e seus impactos em áreas Urbanas. O objetivo do simpósio é discutir como as mudanças climáticas globais podem afetar os centros urbanos brasileiros, suas vulnerabilidades e possíveis soluções para mitigação e adaptação a esses efeitos. O evento contará com a participação de pessoas ilustres além de pesquisadores renomados como Dr. Carlos A. Nobre (Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT), Dr. José A. Marengo (CCSTINPE), Dr. Jason West (University of North Carolina), Dr. Gregory R. Carmichael (University of Iowa), Dr. Gustavo Carrió (Atmospheric Science Dept., Colorado State University - CSU) entre outros. Mais informações no site.