Projeto ‘Nadar pela saúde’ beneficia comunidade acadêmica

Estudantes do curso de Educação Física realizam o projeto “Nadar pela saúde”, voltado a estudantes e funcionários da instituição

25/09/2009 11h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h35
Projeto "Nadar pela Saúde", uma parceria da profª Leonéa Santiago e estudantes de Educação Física

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

O projeto intitulado "Nadar pela saúde" é desenvolvido por alunos de Educação Física e tem aulas ministradas na piscina do Campus Maceió. A coordenadora do projeto, professora Leonéa Santiago, conta que as aulas foram iniciadas em agosto deste ano, com o ingresso de 40 alunos, divididos em duas turmas. As aulas da turma de funcionários são ministradas às terças e quintas, das 12h às 13h e das 17h às 18h. “Como a procura foi significativa, resolvemos abrir uma turma também para estudantes da Ufal”, conta a professora. Para esses, as aulas são ministradas as segundas e quartas, das 12h às 13h.

A ideia do projeto surgiu de uma parceria entre a professora e os estudantes da aula de natação. “Sempre pensei em realizar trabalhos desse tipo e agora com esta oportunidade podemos trabalhar com a comunidade acadêmica e combater o sedentarismo. A execução desse trabalho é um compromisso social que a universidade tem. Isso é fazer extensão”, entusiasma-se a professora.

O sedentarismo entre os funcionários da Ufal acontece muitas vezes por falta de tempo. “Daí decidimos ofertar estas aulas, já que o funcionário pode praticar aulas de natação no intervalo do trabalho”, diz a professora. Os horários das aulas são intermediários, o que facilita a presença dos alunos. Pessoas com experiência na natação, ou mesmo os que nunca nadaram ou possuem algum tipo de trauma, podem fazer normalmente as aulas, já que os monitores do projeto acompanham o aluno, individualmente.

O cadastro ainda está aberto e é feito mediante a apresentação de exame médico dermatológico e foto. Restam apenas algumas vagas. Interessados devem procurar a professora Leonéa Santiago ou os monitores: Flávio Rui, Dayse Cassia e Anísio Luiz, no local da aula, na piscina do Campus Maceió.