NIT realiza debates sobre propriedade intelectual

06/04/2009 10h11 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h39

O Núcleo de Inovação Tecnológica de Alagoas (NIT/Ufal) vai realizar dois importantes eventos no dia 17 de abril. Pela manhã, das 8h às 12h, no auditório da Reitoria, será lançada a Rede de Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que  tem o objetivo de disseminar a cultura da inovação tecnológica e formar quadros de gestores de tecnologia e propriedade intelectual no Estado. Durante o lançamento, será realizado o debate sobre Propriedade Intelectual e sua importância para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Participam do evento, além da Ufal, a Secretaria de Tecnologia de Alagoas, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e o Sebrae. O evento será aberto à comunidade universitária e sociedade em geral.

No mesmo dia, durante a tarde, a partir de 13h, também no auditório da Reitoria, será realizada a palestra “Aspectos Jurídicos da Propriedade Intelectual - Direito da PI”, um debate voltado para a comunidade jurídica.  Serão palestrantes: Querino Mallmann, da Faculdade de Direito de Alagoas, Luiz Otávio Pimentel, da UFSC, e Pedro Carvalho, da Unicamp. Foram convidados representantes da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, da Procuradoria Jurídica da Ufal, da Faculdade de Direito, da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Alagoas, do Fórum Nacional de Gestores de Inovação, da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas, do Departamento de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, da Agência de Inovação da Universidade de Campinas – Unicamp, do Ministério Público de Alagoas e do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Segundo o Coordenador do NIT, professor Carlos Cressoni, a Rede de Propriedade Intelectual  surge pela importância de fortalecer parcerias entre instituições públicas ou privadas, empresas e demais organizações da sociedade civil, visando a promoção estratégica da proteção da propriedade intelectual, do licenciamento e da transferência do conhecimento, em prol do desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e social do País. “As instituições que compõem a rede se comprometem em cooperar na busca de ações que conduzam à consecução desses objetivos através da promoção de cursos e eventos, elaboração de propostas e projetos, e da busca conjunta de soluções facilitadoras com vistas à implantação da cultura da inovação tecnológica no Estado e à proteção do conhecimento e sua subsequente transferência para o setor produtivo” explica Cressoni.