Agenda Cultural: música, poesia e muito mais


02/04/2009 08h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h38

Caravana Cultural

Oficinas gratuitas de circo, de grafite, de dança-afro, de livro e leitura e de teatro de rua movimentam os municípios de Branquinha, União dos Palmares e Ibateguara, até este sábado, 4 de abril, durante a quarta edição da Caravana Cultural. Durante o evento, que integra um programa de formação e difusão cultural da Secretaria de Estado da Cultura, os moradores também vão ter acesso gratuito a shows de música erudita, MPB, reggae, hip-hop e pop rock.  Qualquer pessoa pode ter acesso às oficinas e demais atividades da caravana. Mais informações com o coordenador do programa, Cleonilson Alves, Superintendente de Fomento e Apoio à Produção Cultural da Secult, pelo telefone (82) 8833-4078 ou 3315-7875. Confira a programação.

Globo Universidade

Neste sábado, 04 de abril, o Globo Universidade completa seu primeiro aniversário com uma edição especial sobre o passado, presente e futuro do ensino superior. Desde o ano 387 a.C., quando o filósofo grego Platão criou a Academia, espaço ao ar livre, para a discussão de ideias entre mestres e discípulos, o ensino superior passou por adaptações, mas também manteve algumas características essenciais. Estas são tema da conversa entre a repórter Bianca Rothier e o professor Nachman Falbel, especialista em História Medieval da Universidade de São Paulo (USP). Já o tripé "ensino, pesquisa e extensão", que sustenta o conceito da universidade brasileira, é abordado pelos professores da USP Eunice Durham, do curso de Antropologia, e Walter Colli, do Instituto de Química. Esses e outros assuntos podem ser conferidos no programa que vai ao ar às 7h15, na Rede Globo.

Projeto Concerto aos Domingos

O projeto Concerto aos Domingos apresenta no próximo dia 5, às 10 horas, no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, o “Duo Canto e Piano”, com Rosemary Carlos e Levi Guedes.  No repertório, canções de Richard Strauss, Heitor Villa-Lobos, Giacomo Puccini, entre outros consagrados músicos e compositores. Com entrada franca, o Concerto aos Domingos é uma iniciativa do Instituto Histórico, viabilizada em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Ranilson França

O artista plástico Achiles Escobar realiza, no Memorial à República, localizado no bairro de Jaraguá, a exposição Cidade de Papel Marchê. A mostra é uma homenagem ao folclorista Ranilson França e apresenta esculturas retratando personagens dos folguedos populares de Alagoas, permanecendo no local até o dia 16 de abril. Durante três meses, o Ponto de Cultura Chã de Folguedos, da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), localizado no bairro de Bebedouro, recebeu um grupo de jovens de 13 a 17 anos, moradores da comunidade do bairro, que tiveram a oportunidade de interagir com Achiles Escobar para aprender a técnica da papietagem e do papel marchê. A iniciativa foi possível graças ao Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura (MinC).

Viva Cultura

O projeto Viva Cultura passa agora a ter apoio da Secretaria de Turismo de Maceió em ação conjunta com a Fundação Municipal de Cultura. As duas instituições municipais já divulgaram as atrações da quinta edição do Viva Cultura, que traz vistosa programação, no próximo domingo,5, a partir das 17h, com grandes nomes da música da cidade: o grupo Quarteto A Lá Sax, de Almir Medeiros; e as bandas New Orleans e Xique e Baratinho.