Colação de grau 2009: hoje será a colação de grau geral

15/01/2009 09h37 - Atualizado em 12/08/2014 às 23h53

No mês de janeiro, foram realizadas as colações de grau dos cursos de Enfermagem, Medicina,  Farmácia e Nutrição. O calendário continua nesta quinta-feira, 29 de janeiro, com a formatura dos alunos de  Odontologia. Já para os estudantes que não irão colar grau com suas respectivas turmas, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) realiza a colação geral no dia 30 de janeiro, no auditório da Reitoria.

Dando sequência ao calendário de colações, no mês de fevereiro serão realizadas as colações de grau dos cursos de Química, Meteorologia, Agronomia e Psicologia.

Muito a celebrar

As Unidades Acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas tiveram grandes conquistas durante o ano de 2008.  Entre elas, a validação de diploma estrangeiro no curso de Medicina para aqueles que concluíram o curso em Cuba. A necessidade da revalidação do diploma médico obtido no exterior se justifica pela alta demanda de médicos e pela pressão das entidades médicas, da sociedade e das relações internacionais. O contexto de globalização e forte inserção desse assunto no conjunto de medidas de políticas públicas do Ministério da Saúde também influenciaram para facilitar o reconhecimento do diploma de quem estudou no exterior.

O curso de Nutrição promoveu, em 2008, o III Simpósio Alagoano de Nutrição no Centro de Convenções de Maceió. Nutricionistas e estudantes de Nutrição ou profissionais envolvidos em formação ou com a temática geral entraram em contato com as atualizações científicas em relação a temas de interesse para a atuação profissional; o desempenho profissional do nutricionista atuante na rede básica de saúde do SUS; as principais dificuldades vivenciadas por nutricionistas atuantes na rede básica de saúde; as experiências bem sucedidas da atuação do nutricionista no âmbito da rede básica de saúde.

E foi também em 2008, que a Ufal foi premiada, através do curso de Nutrição, durante o XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, em Porto Alegre (RS), com tema "A Epidemiologia na Construção da Saúde para Todos: métodos para um mundo em transformação". O evento tem sido considerado o maior congresso de todos os tempos na área, registrando mais de 6.400 participantes provenientes de 71 países.

Isso sem falar de alunos, de vários cursos da Ufal, convidados para expor teses em congressos internacionais ou que tiveram projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq, entre outras formas de reconhecimento da qualidade que a Universidade está alcançando em todas as áreas de conhecimento.

Avanny Oliveira – estagiária de jornalismo