Musical leva cultura popular latinoamericana a Alagoas durante a Bienal

Tango, Candombe Zamba e outros estilos poderão ser apreciados de graça no Gustavo Leite
Por Manuella Soares - jornalista
02/08/2023 18h59 - Atualizado em 02/08/2023 às 19h30
Professora Natacha Muriel,  assina roteiro e coreografias e também canta no espetáculo

Professora Natacha Muriel, assina roteiro e coreografias e também canta no espetáculo

Um grandioso evento musical promete encantar o público da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas no dia 13 de agosto, às 20h, no Teatro Gustavo Leite, Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Estação Latinoamericana é o nome do espetáculo que vai levar o olhar do filósofo Rodolfo Kusch sobre a cultura popular numa apresentação com a participação da Orquestra Típica de Tango, cantores e o corpo cênico de bailarinos e atores do Núcleo de Extensão em Artes da América Latina.

A professora Natacha Muriel, coordenadora do Grupo de Extensão Filomove da Ufal, assina roteiro e coreografias, além de participar com sua voz. O regente e pianista argentino Joel Tortul é o convidado especial para a apresentação que também vai contar com o maestro argentino Martin Lima (bandoneon), os músicos Gustavo Becker (violão), Bruno Motta (violão e voz) e Vitor Feitosa (voz e mixagem) e um corpo cênico composto pelos artistas-pesquisadores: Ítalo Azuos, Cleane Santos, Lucas Magalhães, Jeane Tenório, Antônio Alexandre de Andrade, Maria Aparecida Jeronimo Silva, Bárbara Bulhões, Angelina Bossi Fraga, Luciana Ciríaco, Nego Love e convidados.

A homenagem ao filósofo Rodolfo Kusch é a partir do que ele viveu na década de 1960, quando se deslocou de Buenos Aires para o norte argentino em busca de conhecimento sobre a cosmovisão andina. “O Espetáculo convida o público para uma imersão estética e audiovisual na América profunda, acorde à filosofia de Kusch, quem visa o ‘ser situado’ e o ‘estar’ como uma possibilidade epistêmica para conceber os homens e as mulheres latino-americanas”, adiantou a professora Natacha.

Todos os figurinos típicos foram desenvolvidos pela equipe de desenho de moda da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal, com Guilherme Manoel Batista Vitor e a professora Noemi Loureiro. A apresentação tem duração de uma hora e 15 minutos e será aberta ao público. Basta chegar a partir das 19h para retirar os ingressos gratuitamente na bilheria.

“Nessa viagem de descobertas profundas e no seu retorno a Buenos Aires, as coreografias abrem janelas da percepção integrando o público que viaja também com Kusch, interpretado pelo ator Manoel Lino Messias, trazendo as músicas e as danças interpretadas ao vivo nos ritmos de Candombe, Chacarera, Carnavalito, Zamba, Danças Urbanas, Milongas e Tangos clássicos e Tangos contemporâneos”, comentou a professora Natacha sobre o que o público pode aguardar.