Castro Daire e Penedo em defesa da música e da cultura luso-brasileira

Festival também abriu discussão sobre economia criativa, turismo, projetos sociais, educação comunitária e musical
Por Simoneide Araújo - enviada especial / texto e fotos
31/05/2023 13h16 - Atualizado em 31/05/2023 às 13h28
No sax à direta, o maestro Cláudio Júnior, de Penedo, que tocou junto com a Banda e Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire

No sax à direta, o maestro Cláudio Júnior, de Penedo, que tocou junto com a Banda e Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire

O Festival de Música de Penedo (Femupe) em Castro Daire reuniu gestores públicos, pesquisadores e músicos, que, juntos, abriram debate sobre economia criativa, turismo e cultura entre pontes transatlânticas. Também apresentaram projetos sociais, envolvendo educação comunitária e musical em cidades do interior do Brasil e de Portugal. Foi uma verdadeira partilha de experiências e conhecimentos.

De acordo com o professor e pesquisador Marcos Moreira, coordenador-geral do evento, o Femupe é um festival que acontece anualmente em Penedo e envolve a pesquisa científica na área de música. “Foi a partir do encontro com o maestro Pedro Serrano, após idas e vindas entre Brasil e Portugal, que conseguimos fazer as pontes para nos aproximarmos mais e pensarmos na possibilidade de termos um núcleo do Festival de Música de Penedo em Castro Daire. E assim o fizemos, de forma concreta, neste mês de maio. Futuramente, vamos pensar em realizar uma ação musical anual de Castro Daire em Alagoas, mais especificamente na cidade histórica de Penedo”, contou.

O maestro Pedro Serrano foi o grande parceiro do Festival de Música de Penedo em Portugal. Ele foi responsável pela programação e logística do evento e considera a experiência como um projeto-piloto. “Esta foi uma edição de demonstração, o ano zero. Estou convencido que no próximo ano teremos, pelo menos, uma semana de atividades, com apresentações mais espaçadas, oficinas com maior duração, que permitam também uma maior evolução dos alunos e que as pessoas da própria comunidade possam assistir com mais calma e os concertos mais bem elaborados”, justificou.

E completa: “A experiência em Castro Daire foi uma demonstração da parte musical, o que conseguimos fazer e a dinâmica que conseguimos incutir com todos os participantes. Tivemos mais de 200 alunos participando das oficinas, um número muito interessante para nossa região”.

Sobre o chá debates, Serrano detalha: “Relativamente nas mesas científicas, o feedback dos participantes foi muito interessante. Todos ficaram muito entusiasmados em partilhar os seus projetos, as suas ideias e vimos que, efetivamente, foi construída uma ponte destes dois países-irmãos. A conclusão que tiramos é que temos muitos pontos em comum, muito paralelos que podemos explorar no futuro próximo”.

A vereadora da Cultura de Castro Daire, Idália Ribeiro, cargo equivalente, no Brasil, à secretária municipal da pasta da Cultura, destaca a importância do Femepe para a vila serrana e região. “Esse festival é realmente muito importante porque permitiu que muitos dos nossos jovens pudessem estar aqui num momento de prática musical, numa experiência diferente para eles. Culturalmente também é importante porque há fortes ligações com o Brasil, com as comunidades brasileiras que também têm vindo até nós. Enfim, foi mais um momento em que pudemos partilhar culturais, projetos de boas práticas que vocês trazem para nós e, quem sabe, vocês também possam levar nossas ideias”, disse.

Sobre a possibilidade de levar Castro Daire para Penedo, a secretária Idália ressalta que é uma interessante: “O Festival de Castro Daire em Penedo é uma ideia bastante interessante, na lógica do que aqui também está a acontecer, mas obviamente precisa ser amadurecida. Esses intercâmbios, essa intercontinentalidade também é muito importante no que diz respeito à evolução e ao desenvolvimento de um território. Essa ideia fica para um futuro próximo”, reforçou.

Significado simbólico

Para o secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão, o festival em Portugal tem significado simbólico, considerando a importância da cidade na economia, na formação do estado de Alagoas e do Brasil. “Hoje, Penedo se apresenta para Alagoas, para o Brasil e para o mundo. Cruza fronteiras para apresentar sua diversidade cultural, por meio, especificamente, da música, um setor super importante da economia criativa. Além dessa valorização da imagem de Penedo no exterior, o festival é uma excelente fonte de intercâmbio, troca de boas práticas de pesquisa, uma vez que tem universidades envolvidas, de projetos de inclusão social e musical. Enfim, são caminhos que estão sendo trabalhados pela Prefeitura de Penedo, pelo governo de Alagoas e pela Universidade Federal de Alagoas. Os resultados que colheremos a partir dessa iniciativa vão ecoar pelos próximos anos porque tenho certeza que essa iniciativa vai se multiplicar para outras parcerias, ações e cooperações”, previu.

E reforça: “A parceria com a Ufal permanece e será fortalecida e intensificada. Um projeto como esse [o Festival de Música de Penedo] mostra o dinamismo, mostra a força e a capacidade de articulação da Universidade, especialmente no que diz respeito a realizar projeto em parceria com a administração pública. Queremos multiplicar essas ações. E, claro, a presença da Prefeitura de Penedo em Portugal, tanto sob a ótica da cultura como do turismo, pretende mostrar aos portugueses a importância dessa relação comercial e que Alagoas tem muito potencial; é muito mais que sol e praia”.

A secretária de Cultura de Penedo, Tereza Machado, reforça o potencial musical e cultural de sua cidade com a ida a Portugal, o que reafirma o nome já recebido como berço da cultura alagoana. “Penedo possui inúmeras manifestações culturais e tem um destaque na música muito grande com as nossas orquestras e batucadas. Em Portugal, pudemos mostrar um pouco de tudo isso com a presença dos dois maestros, Douglas e Cláudio, que são de orquestras que têm incentivo da Prefeitura. Esse foi um momento muito importante e divido com vocês a minha alegria de poder participar e mostrar Penedo e suas potencialidades. Os nossos maestros estão mostrando seus talentos e grande potencial. Vamos levar de volta para casa essa grande experiência e, em breve, queremos receber a equipe de Castro Daire em nossa cidade, comprovando que esse intercâmbio lusobrasileiro deu bons resultados”, declarou.

Ela ressalta a importância da parceria da Prefeitura de Penedo com a Universidade Federal de Alagoas: Há alguns anos, a Prefeitura de Penedo conta com a excelente integração com a Ufal, que investe muito no nosso município, com os festivais de música e de cinema e a expedição [Científica do Baixo São Francisco] e muitos outros projetos. A Universidade está sempre presente no nosso município, e estarmos em Portugal é mais uma prova do quão a Universidade enxerga em Penedo um município promissor, com grande potencial para produção científica e nos dando essa força na questão de salvaguarda, do resgate da nossa história. Em Portugal foi um momento muito importante para os pesquisadores da música e da história luso-brasileira, para que saiam grandes publicações e artigos que comprovem essa ligação muito importante para  a formação social do nosso estado. Agradecemos ao reitor [Josealdo Tonholo] por sempre acreditar nos projetos que são levados para Penedo. Foram dias incríveis. Só temos a agradecer a todos vocês por tanto! Que outubro chegue para mostrar tudo de melhor que esse festival apresenta!”

O Festival de Música de Penedo em Portugal foi uma realização da Ufal em parceria com o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, na pessoa da secretária Melina Freitas; e a Prefeitura de Penedo e seus secretários Jair Galvão [Turismo] e Teresa Machado [Cultura]. Com destaque também para a equipe portuguesa, comandada pelo maestro Pedro Serrano, o professor David Cranmer, da Universidade Nova de Lisboa, o Município de Castro Daire, na pessoa do presidente Paulo Almeida, cujo cargo é similar ao de prefeito no Brasil, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire. Todos se uniram e foram fundamentais para levar o evento para Portugal.