Residentes da Ufal na Justiça Federal avaliam progresso de programa E-cartas

Em sua segunda renovação, a Residência é fruto de convênio com a Ufal e conta com aulas durante 18 meses
Por Secom JFAL
07/03/2023 17h13 - Atualizado em 07/03/2023 às 17h14

A integração tecnológica para a execução de um serviço cada vez mais aprimorado é um dos focos do convênio da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A parceria, que traz alunos residentes em Tecnologia da Informação, busca implementar projetos inovadores na Seção Judiciária.

A parceria entre as instituições tem resultado em produtos que impactam na economia de tempo para os servidores da JFAL, de recursos financeiros e maior celeridade no trâmite de processos, a exemplo do E-cartas.

Na quinta-feira, 2 de março, professores da residência universitária e diretores de secretaria, que acompanham o projeto, participaram de uma reunião para avaliar o trabalho executado até agora. O E-cartas, projeto que integra a etapa de intimação do sistema PJe 2.X com a plataforma de postagem dos Correios, é um dos produtos implementados a partir da residência universitária e com resultados satisfatórios.

Mais eficiência

Diante da execução dos novos projetos, o diretor de Secretaria e gestor operacional dos projetos com os residentes, Gunnar Dorneles Trennepohl, reafirmou o compromisso da JFAL em modernizar ainda mais as ferramentas para servir melhor a população. “Atualmente, a JFAL vem trabalhando com seis projetos, todos focados na automação. Nossa intenção é deixar com o servidor o trabalho de análise processual, que é algo que apenas o humano pode fazer. Buscamos tirar o peso de processos demorados e não-intuitivos, para que o serviço otimizado proporcione uma maior qualidade em exercícios humanos”, explicou Gunnar.

Exibido em outubro do ano passado para outras Seções Judiciárias durante o Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito (Expojud), o E-cartas busca facilitar a entrega de cartas de intimação. Seu primeiro teste, realizado no mês passado, foi considerado um sucesso e durante o próximo mês entrará em uma fase de testes no ambiente de produção do sistema, antes de ser disponibilizado para uso em toda a 5ª Região.

Os professores da Ufal que coordenam o programa, Márcio Ribeiro, Erick Barboza e Baldoino Fonseca expressaram a importância da ferramenta para maior agilidade no serviço judiciário.

“A ideia é que não se precise gerar uma carta fisicamente para os Correios. Antes, as varas iriam reunir as cartas físicas para encaminhar aos Correios para envio. Com o programa, o encaminhamento será fácil e pelo próprio PJe. A ferramenta irá integrar um botão de entrega automaticamente para impressão, pelos Correios, e o consequente destino para as pessoas. É uma economia de tempo e de uma quantidade considerável em recursos”, explicou.

A residente Maria Júlia é uma das alunas que está à frente da nova ferramenta. Júlia conta seu envolvimento nas atividades desenvolvidas e descreve a experiência obtida em trabalhar nos programas tecnológicos da Seção Judiciária. “Além das possibilidades de criar ferramentas inovadoras para a Justiça Federal, o convênio com a JFAL enriquece ainda mais o aprendizado, pois possibilita uma melhor integração com o ambiente de trabalho judiciário. Participo desde o início dos projetos de integração com o PJe 2.x, e o E-cartas é mais uma ferramenta que busca se anexar e facilitar as já existentes”, disse.

Residência

Em sua segunda renovação, a residência é fruto de um convênio com a Ufal e conta com aulas durante 18 meses. O grupo atuante é formado por um grupo de oito alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, além do programa de pós-graduação da Ufal e tem em vista o uso de inteligência artificial para oferecer maior produtividade no âmbito de toda a 5ª Região.