Programa Ufal e Sociedade continua com homenagem às mulheres

Entre as participantes desta edição estão a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, a diretora acadêmica do Campus do Sertão, Flávia Lima, e duas técnica-administrativas: Inez Santos e Cledja Almeida
Por Lenilda Luna - jornalista
10/03/2023 12h09 - Atualizado em 13/03/2023 às 17h19

O Programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, que traz uma nova edição todas as segundas-feiras, continua, no episódio que será publicado no dia 13 de março, às 11h, abordando a participação das mulheres na vida universitária e no mundo do trabalho. Durante esta semana das celebrações do 8 de março, tivemos muitas manifestações de como ainda é fundamental lutar pelo fim da discriminação e das limitações impostas para a plena participação das mulheres na sociedade.

Podemos pensar que na vida acadêmica, onde se produz conhecimento, essa situação seja menos desigual. Mas infelizmente, ainda não é verdade. A professora Iraildes Pereira Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação participa do programa colocando, em seu depoimento, todos os obstáculos que ainda precisam ser removidos para uma maior participação de meninas e mulheres na Ciência. Por toda uma estrutura social e um contexto desestimulante, as mulheres, muitas vezes, precisam de apoio para poder acreditar nas próprias capacidades intelectuais.

A sobrecarga que recai nas mulheres, com trabalho, estudo, cuidados da casa e da família, dificulta e faz com que elas não consigam desenvolver todas as suas potencialidades. Essa realidade frustrante muitas vezes provoca adoecimento mental e físico. Esse foi o tema da pesquisa realizada por Maria Inez Santos, técnica-administrativa em Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para a tese de doutorado que ela está finalizando na Universidade do Porto, em Portugal. Inez também participa desta edição do programa, compartilhando os dados que ela levantou em 13 universidades brasileiras.

Nos quatro campi da Ufal, as mulheres destacam-se em todos os segmentos. Também no sertão temos estudantes, professoras, técnica-administrativas que contribuem decisivamente para que a Universidade seja produtiva e sólida no interior do estado. A comunidade sertaneja da Ufal está sendo representada no programa pela diretora acadêmica e professora, Flávia Jorge de Lima. A professora, que veio do Ceará, fala de como foi recebida e integrada ao Campus do Sertão.

O programa será finalizado com a mensagem de Cledja Santos de Almeida, pedagoga e técnica-administrativa do Campus Arapiraca, da Ufal. Ela fala do significado das celebrações de 8 de março e também reflete sobre as diferenças nas condições de trabalho para homens e mulheres. Outra importante reflexão feita por Cledja é a situação de violência e feminicídio. Alagoas é o 6º Estado do Nordeste com mais casos de feminicídios quando somados os anos de 2020 e 2021, segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública Há muito a ser feito para mudar essa dura realidade.

Ouça, divulgue e compartilhe o podcast do programa Ufal e Sociedade