Ufal e Sociedade entrevista professor Haroldo Ferreira da Faculdade de Nutrição

Ele fala sobre a pesquisa Nutrição, Saúde e Segurança Alimentar de Indígenas de Alagoas
Por Lenilda Luna - jornalista
24/02/2023 14h37

Haroldo Ferreira é professor titular da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e vice-presidente da Associação Alagoana de Nutrição. Ele tem doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pós-doutorado em Epidemiologia pela UFPel.

Com essa formação, o professor Haroldo tem pesquisado e trabalhado com Nutrição na perspectiva de Saúde coletiva, principalmente em comunidades mais vulneráveis socioeconomicamente, como quilombolas e indígenas. É sobre esse último estudo que o professor está realizando em comunidades indígenas de Alagoas que ele concede entrevista ao programa Ufal e Sociedade.

No programa, que será veiculado na Rádio Ufal a partir de segunda-feira (27), às 11h, o pesquisador conta um pouco sobre sua trajetória na Ufal e fala dos objetivos do estudo Nutrição, Saúde e Segurança Alimentar de Indígenas de Alagoas. A pesquisa foi motivada pela solicitação de algumas das lideranças indígenas interessadas neste levantamento.

A pesquisa foi adiada por dois anos, por conta do distanciamento imposto pela pandemia de covid-19, mas foi iniciada, no ano passado, na comunidade Wassu Cocal, onde os pesquisadores que compõem a equipe liderada pelo professor Haroldo coletaram dados por quatro meses. Para que o estudo seja representativo, as onze etnias de Alagoas serão contempladas.

Com esse olhar para a Nutrição em comunidades indígenas, qualidade de vida e acesso a políticas públicas, o professor Haroldo Ferreira também comenta a trágica situação vivenciada pelos Yanomami, na região amazônica. “Eu vivi em Rondônia e sei como é uma juventude que tem no garimpo uma alternativa de sobrevivência. Quem deve ser responsabilizado são os grandes empresários que financiam essa invasão do território indígena e ficam com todo o lucro”, ressalta o professor.

Ouça e compartilhe o programa Ufal e Sociedade, segunda-feira (27), às 11h, na Rádio Ufal.