Ufal e Sociedade fala sobre Educação a Distância durante a pandemia

Uso de tecnologias para mediar o processo de ensino e aprendizagem foi a alternativa no isolamento social
Por Lenilda Luna - jornalista
26/11/2021 16h21 - Atualizado em 03/12/2021 às 11h11

O programa Ufal e Sociedade da próxima segunda-feira (29), às 11h, vai falar sobre Educação a Distância (Ead), uma modalidade de ensino-aprendizagem que se fortaleceu com os avanços no desenvolvimento da tecnologia e da internet.

A Educação a Distância não se diferencia da modalidade presencial apenas pelo fato de as pessoas estarem interagindo mediadas pela tecnologia. Existe toda uma pesquisa e conceituação sobre a adaptação do processo de educação para esse ambiente da internet e das hipermídias.

O Centro de Educação da Ufal tem uma vasta produção acadêmica sobre a modalidade de EaD e todo esse investimento recebeu um reconhecimento recente no ranking Guia da Faculdade, do jornal Estado de S.Paulo.

Dois cursos EaD da Ufal, de Letras-Portugues e de Geografia, foram conceituados com 4 estrelas, e os cursos de Pedagogia e Matemática, com três estrelas O professor José Geraldo da Cruz Gomes Ribeiro, coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), fala sobre esse resultado.

Ele também avalia os avanços que foram dados durante a pandemia de covid-19, para atender as demandas gerais da Universidade, e ressalta os obstáculos, como os cortes no orçamento geral da Educação.

Por fim, o professor José Geraldo faz um balanço das atividades realizadas na primeira edição da Jornada EaD Ufal, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Foram mais de 300 inscritos e a programação envolveu apresentações de trabalhos de alunos, conferências, mesas e vários convidados.

Acompanhe e divulgue o programa Ufal e Sociedade