Projeto literário Diálogos Contemporâneos chega a Maceió este mês

Evento tem apoio da Ufal, por meio da Pró-reitoria de Extensão; dez escritores brasileiros participarão do ciclo de palestras que acontecerão em outubro e novembro
Por Assessoria do evento
06/10/2021 17h36 - Atualizado em 06/10/2021 às 17h52

Entre os dias 18 de outubro e 22 de novembro, Maceió receberá pela primeira vez um dos projetos mais instigantes da área literária do País. O Diálogos Contemporâneos levará para o palco do Teatro Deodoro nomes emblemáticos da nossa cultura. O ciclo de conferências tem apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e está sendo viabilizado por meio de destaque de Emenda Parlamentar do Deputado Paulão, no caso de Alagoas. Os apoios locais ao projeto são: Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas; Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), Rádio Nova Brasil, Rádio Difusora, Educativa FM e Flor de Lis Exclusive Hotel.

A lista de escritores é composta por Elisa Lucinda, Fabricio Carpinejar, Fernando Morais, Ignácio de Loyola Brandão, Mario Prata, Mery Del Priori, Tereza Cruvinel, Renato Janine Ribeiro, Sergio Vaz e Xico Sá. Cada um dos escritores fará palestra com duração de uma hora, seguida de debate e sessão de autógrafo. Os temas são os mais variados possíveis e, com certeza, vão impactar o público (ver tabela abaixo).

Como mediadores das palestras estão 10 alagoanos que se destacam por sua atuação em diversas áreas. O rol é o seguinte:
Ábia Marpin, Bruna Teixeira, Cármen Dantas, Cintia Ribeiro, Cristina de Macêdo, Elexsandra Morone, Nilton Resende, Susana Souto, Tainan C. Canário e Vitor Pirralho.

mportante ressaltar que as palestras serão gratuitas e poderão ser conferidas presencialmente no Teatro Deodoro ou pelo canal do projeto no Youtube, sempre a partir das 19h. Os ingressos deverão ser distribuídos a partir das 18h em ponto, por ordem de fila e apenas um por pessoa.

Seguindo as orientações dos protocolos vigentes de combate à covid-19 em Alagoas, o teatro atualmente funciona com de público de 75% da capacidade. Serão obedecidas as demais ações de prevenção ao vírus como: medição de temperatura, espaçamento entre as pessoas presentes e uso de álcool em gel.

O projeto tem como foco especial o público formado por estudantes, professores, intelectuais, artistas, trabalhadores da cultura, jornalistas, gestores públicos, agentes de leitura, entre outros. A realização é da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, que é uma entidade privada sem fins lucrativos e que se se dedica à difusão cultural nas áreas de literatura, cinema e música, desenvolvendo ações culturais há mais de 13 anos.

Sobre o evento, o deputado Paulão comenta o seguinte: “Fico muito feliz e honrado por ter apresentado uma emenda parlamentar para trazer para Maceió o projeto literário Diálogos Contemporâneos – Edição Nordeste. Um projeto que começa a partir do mês de outubro e terá grandes nomes para debater temáticas de políticas públicas fundamentais como educação, cultura, comunicação, história e novas tecnologias. É fundamental já que no Brasil estamos atravessando um momento de muito obscurantismo, muito ódio e intolerância. Só com um debate humanista a gente poderá fortalecer a nossa democracia.”

Serviço

O quê: Diálogos Contemporâneos
Dias:18, 19 e 20 de outubro
1, 2, 3, 8, 9 10 e 22 de novembro
Horário: às 19h
Acesso presencial no Teatro Deodoro – ingressos distribuídos a partir das 18h
On-line: canal do projeto no YouTube.

Importante!

Serão obedecidos todos os protocolos em vigor, referentes à pandemia, como uso de álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento.
Será exigida comprovação do ciclo completo da vacinação contra a covid-19.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do projeto

Youtube: dialogoscontemporaneos.com
Facebook: https://www.facebook.com/dialogosmaceio
Instagram: @dialogosmaceio 

Tabela com a programação:

Data

Tema

Palestrante

18/10

A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Mary Del Priore

19/10

Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito

Elisa Lucinda

20/10

Mundo digital e sociedade em rede - As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação

Xico Sá

01/11

Liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação

Fabricio Carpinejar

02/11

A literatura que vem da periferia

Sergio Vaz

03/11

Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil Contemporâneo

Renato Janine Ribeiro

08/11

Literatura, pestes, pandemias e distopias - ficção e realidade

Ignacio de Loyola

09/11

O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens

Mario Prata

10/11

Cenários para um mundo pós-pandemia - O fim do século XX e o futuro que nos espera

Tereza Cruvinel

22/11

Guerras Culturais - Corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade

Fernando Morais