Espetáculo “Fricções” estreia neste sábado no canal do Leppe no Youtube

Adaptação da obra de Graciliano Ramos é resultado de projeto do Pibic e envolve pesquisadores do Leppe
Por Simoneide Araújo - jornalista
01/10/2021 19h18

Adaptado da obra do escritor Graciliano Ramos, o espetáculo Fricções estreia neste sábado (2), às 20h,  no canal Leppe Laboratório no Youtube, onde também pode ser conferido um minidocumentário sobre as reflexões do processo de criação. É um projeto do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Processos de Encenação da Universidade Federal de Alagoas (Leppe) da Universidade Federal de Alagoas, aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

De acordo com a professora Carla Antonello, do curso de Arte Dramática da Escola Técnica de Artes da Ufal e coordenadora do Leppe, esse trabalho é um recorte da pesquisa A Técnica de Inventividade por meio de Études e da Atmosfera Cênica: Na Revisitação da Literatura de Graciliano Ramos. “Com ele, o Leppe traz ao público as reflexões suscitadas por mais de um ano no projeto do Pibic e suas singularidades na formação do ator-criador”, destacou.

Carla Antonello, além de orientadora, também dirige o espetáculo e revela que a equipe envolvida no projeto estudou a obra do escritor alagoano e fez adaptação de quatro de suas histórias em cena, dos livros Caetés, Infância, Angústia e Insônia. "Quando iniciei a proposta não priorizava a criação de um espetáculo teatral. Mas, no decorrer do processo, e com as inquietações da equipe, começamos a aprofundar um estudo sobre a identidade alagoana", revelou a diretora.

Os participantes do projeto querem levar o espetáculo Fricções, para palcos físicos, com a presença da plateia. O grupo foi convidado para se apresentar em Palmeira dos Índios, cidade onde Graciliano foi prefeito, e que realiza um evento anual sobre o autor. 

O título da peça foi inspirado no estudo do texto Fricções Graciliânicas de Aloísio Nunes, in memorian ao professor do curso de Comunicação Social da Ufal.

Ficha técnica

O espetáculo tem no elenco os atores e pesquisadores Anne Luz, Angélica Louise, Paloma Ponttes e Lucas Carvalho. Direção: Carla Antonello;  James Almeida [designer]; figurino, iluminação e maquiagem são processo coletivo; assistente de iluminação, Letícia Costa; dramaturgia, Lucas Carvalho; Fotos para o espetáculo, Washington da Anunciação; edição de vídeo e trilha sonora, Lucas Carvalho; a produção é de  Angélica Louise; e o suporte técnico, Bruna Omena e Carlos R.

Serviço

O quê: estreia on-line do espetáculo Fricções
Onde: No canal do Youtube do Leppe
Quando: 2 de outubro, às 20h
Mais informações: @leppelaboratorio