Comissão convida novos membros para organizar texto da política cultural

Interessados têm até 21 de outubro para enviar e-mail confirmando a participação
Por Nicolle Freire - produtora Cultural
07/10/2021 17h30 - Atualizado em 07/10/2021 às 17h59

No ano em que comemora os seus 60 anos, a Universidade Federal de Alagoas vem amadurecendo a necessidade e a importância de estabelecer princípios norteadores na área da Cultura. Neste sentido, a Ufal inicia os primeiros passos na construção de uma política cultural e o primeiro ato foi a elaboração de um documento base que, a partir de agora, será discutido amplamente. Por isso, convida a comunidade acadêmica para discutir os pontos apresentados na proposta, sugerir novos, reformular, debater, enfim, construir a política cultural de forma ampla.

A proposta apresentada foi construída por uma comissão instituída pela Portaria n° 398/2020 para essa finalidade. O documento foi submetido à apreciação do Comitê Assessor de Extensão, instância colegiada vinculada à Pró-reitoria de Extensão, e, agora, será disponibilizado de forma ampla, para que seja debatido pelos diversos setores da Universidade.

Para o coordenador de Assuntos Culturais da Ufal, professor Sérgio Onofre, “é imprescindível que as ações de cultura na Universidade ganhem cada vez mais capilaridade, principalmente quando vivemos cenários como o de hoje, com cortes orçamentários e ataques a nossa área de atuação. Neste sentido, é fundamental ter a comunidade acadêmica engajada nessa missão de elaborar uma política cultural, não só como normativa formal, mas fundamentalmente, como afirmação e reconhecimento do acesso à cultura como necessidade básica dos seres humanos”, comentou.

Nessa etapa, a proposta é aumentar o número de integrantes da comissão que ficará encarregada de encaminhar o debate com toda comunidade acadêmica, além de organizar algumas ações de consulta pública. A proposta será submetida às diversas unidades acadêmicas, setores e entidades estudantis, por meio de atividades como webinários e sistematização do texto até que, finalmente, o documento seja levado ao Conselho Universitário (Consuni) para sua aprovação final.

A política cultural se constitui em um documento que orienta as ações da Universidade, estabelecendo alguns princípios e diretrizes que nortearão o órgão gestor e as atividades na área da cultura. É importante também salientar que a aprovação da política cultural é uma etapa e, logo depois, segue-se para a fase posterior que é a construção do Plano de Cultura, documento mais detalhado que aponta, de forma mais específica, algumas metas para concretização dos princípios estabelecidos de forma mais geral na política cultural.

O participante da comissão e produtor cultural, Jorge André, destaca que “estabelecer e construir documentos norteadores como a política cultural universitária é um caminho trilhado por várias universidades no Brasil, como podemos observar no Forcult [Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior], evento que concluiu sua quinta edição este ano, mostrando cada vez mais a necessidade de fortalecer as ações na área de Cultura”, comentou o produtor, que também é membro do Forcult.

Os interessados em fazer parte da comissão que organizará os trabalhos devem mandar um e-mail, até dia 21 de outubro, para cac@proex.ufal.br. Informando o interesse de participar da comissão de política cultural. A próxima reunião acontecerá dia 26 deste mês, a partir das 14h, de modo virtual, e os interessados receberão um e-mail com o link para participar.