Ufal e Sociedade entrevista o professor Geraldo Veríssimo do Ceca

Ele fala sobre a comemoração dos 30 anos da Ridesa e 50 anos de pesquisas de melhoramento genético da cana-de-açúcar
Por Lenilda Luna - jornalista
16/04/2021 18h02

O programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, traz nesta segunda-feira (19), uma entrevista com o agrônomo e pesquisador, Geraldo Veríssimo de Souza Barbosa. Ele coordena as pesquisas de melhoramento genético da cana-de-açúcar no Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na entrevista, o professor apresenta uma linha do tempo das pesquisas, que começaram ainda na década de 70, quando o Instituto do Açúcar e do Álcool, ligado ao Governo Federal, criou o Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-açúcar ( Planalsucar). “O objetivo era desenvolver variedades de cana-de-açúcar melhoradas geneticamente, para garantir maior produtividade e resistência às pragas”, relata o professor.

Geraldo Veríssimo foi pesquisador do Planalsucar, que foi incorporado pela Ufal, em 1990, quando foi extinto o IAA. “Todos os recursos humanos, tecnológicos e científicos foram transferidos para a Ufal. Formou-se então a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), que continuou a produção de variedades chamadas de RB (República Brasileira)”, narra Geraldo.

Agora em 2021, a produção de variedades RB completou 50 anos e a Ridesa chegou aos 30 anos. “Não foi possível realizar a solenidade que havíamos programado presencialmente, por causa da pandemia de Covid-19. Portanto, ainda este semestre, faremos o lançamento de 21 novas variedades RB, de forma virtual. Dentre estas, seis foram produzidas pela Ufal”, avisa o professor Geraldo Veríssimo.

Para saber mais, ouça o podcast do programa Ufal e Sociedade.

Leia também a matéria da Agência Brasil.