Professores da Faculdade de Letras lançam livros sobre padre Antônio Vieira

Publicações darão início a um núcleo de estudos e pesquisas em Literatura
Por Jacqueline Freire – jornalista
12/03/2021 14h42 - Atualizado em 12/03/2021 às 21h41

A pesquisa sobre padre Antônio Vieira, religioso, filósofo, escritor e orador português ganha mais fontes de pesquisa com a publicação de dois livros de autoria de professores da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. As obras são A Arca de Antonio Vieira: do Ethos Sagrado ao Ethos Secular, escrita pelo professor Murilo Alves, e Itinerários de Antonio Vieira: do Verbo ao Advérbio do Novo Mundo, organizada por Murilo, com a participação de professores da Fale, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo o professor Murilo, “as obras se inscrevem num projeto mais amplo, que se dará com a criação de um núcleo de estudos e pesquisas (AGON – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Retórica e Literatura), que visa à restauração dos estudos clássicos no âmbito da Faculdade de Letras da Ufal. Trata-se de um núcleo de estudos e pesquisas multi e interdisciplinar, aberto à participação de professores e alunos de áreas conexionadas”.

Com apresentação realizada pela professora do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, Rita Codá, doutora em Literatura Grega e Literatura Comparada e membro da Academia Luso-Brasileira de Letras, e prefácio de Paulo Valença, mestre e doutor em Letras e Linguística pela Ufal, estudioso da Filosofia da Linguagem em Santo Agostinho e professor do curso de Letras do Campus do Sertão, Itinerários de Antônio Vieira foi escrito pelos professores Ana Clara de Magalhães Medeiros, Augusto Rodrigues da Silva Júnior, Húdson Kléber Palmeira Canuto e Murilo Cavalcante Alves, e apresenta um pensamento teológico e humanista com as marcas que o século 21 pede e exige.

A Arca de Antonio Vieira: do ethos sagrado ao ethos secular, tem como prefaciadora a professor Gilda Vilela Brandão, da Fale, e aborda os sermões escritos de Antonio Vieira e suas implicações religiosas e literárias.

Dirigida à comunidade acadêmica de modo geral e, com mais especificidade, das áreas de Antropologia, Filosofia, História e Letras, a parceria surgiu como sugestão à professora Ana Clara Magalhães, da Fale, que tinha um texto publicado com o professor Augusto Rodrigues sobre Antonio Vieira. O professor Murilo convidou, então, Húdson Kléber, do Ifal, que também estuda Vieira e é professor de Latim e da língua italiana.

Todos são estudiosos da obra de Vieira. Os livros estão sendo lançados pela Editora Dialética, de Minas Gerais. As edições são em dois formatos: livro físico e e-book e podem ser adquiridos na Amazon.