Curta Tambor ou Bola celebra sétima premiação em Mostra de Cinema

Documentário é dirigido pelo professor da Ufal Sérgio Onofre
Por Jacqueline Freire – jornalista
11/11/2020 15h34 - Atualizado em 11/11/2020 às 15h40

O curta Tambor ou Bola, com roteiro e direção do professor da Universidade Federal de Alagoas, Sérgio Onofre, tem recebido diversos prêmios desde seu lançamento em dezembro de 2019. O documentário de 24 minutos, que retrata a história do músico e percussionista alagoano, Wilson Santos, fundador da Orquestra de Tambores de Alagoas, recebe agora a 2ª colocação na 5ª Mostra Curta Nacional.

Ao todo já são sete premiações. Para o professor Sério Onofre, os constantes reconhecimentos são um marco em razão do tema abordado no filme. Já na estreia, na Mostra Sururu, o curta ganhou o prêmio de melhor som. “Nossa estreia foi maravilhosa, o prêmio Melhor Som engloba três aspectos da parte técnica do cinema: a captação do som direto, a trilha sonora e a mixagem. Começamos com o pé direito, desde então participamos de mais de vinte festivais e isso já é um grande filtro, só de estar lá já é uma vitória”, comemorou Onofre.

Após a premiação na Mostra Sururu, veio o Festival Taquary, com votação do público na sessão especial na categoria Preferência Popular. No Cine Tamoio, na mostra de cinema Negro, a premiação foi pelo conjunto da obra. “O Cine Tamoio foi bem interessante pela característica específica do prêmio. Nosso filme fala de comunidades negras, quilombola, periferia pobre e preta, excluída socialmente. Ser premiado num festival de cinema negro foi muito significativo”, explicou o diretor.

Logo depois veio o processo seletivo realizado pela TV Câmara, para exibição de filmes nacionais, e que deu ao curta o primeiro lugar no Nordeste. A quinta premiação foi a menção honrosa no International Heritage Film Festival. Sérgio Onofre comemora: “Essa menção honrosa foi bem interessante, nosso primeiro prêmio internacional. O Heritage é um festival de educação patrimonial, que trabalha com filmes voltados para identidade e patrimônio cultural, material e imaterial. Nosso filme fala exatamente disso, do patrimônio imaterial, da música, percussão, dos valores construídos e identidade afro-brasileira, do nosso personagem quilombola, negro, periférico e como principal referência hoje na música negra em Alagoas”.

Este mês, o curta recebe o prêmio de melhor filme no Festival Nacional de Cinema de Senador Canedo. Para Onofre, é um momento importante em sua carreira e para o cinema no Estado. “Em dezembro participaremos de mais dois festivais. Estou muito feliz, efetivamente esse é o meu primeiro filme autoral, primeiro roteiro que escrevi e dirigi e que traz, até o momento, uma boa carreira, já marcou um bom espaço. Para gente que está mergulhando no universo da sétima arte, como para o cinema alagoano em franco crescimento, é maravilhoso. Não tem festival no país que não tenha filme alagoano selecionado, e isso é muito importante para o desenvolvimento do setor audiovisual local”, completou.

Sinopse:

Inspirado na trajetória de Wilson em Santos, o filme mostra a trajetória de um músico e percussionista que fundou a Orquestra de Tambores de Alagoas, dedicando sua vida à música e à divulgação da percussão popular como ferramenta de inclusão social de jovens.

Quilombola de Santa Luzia do Norte, migra para a capital do estado, atraído pelas necessidades de vida dos pais. Em Maceió, o menino cresceu, como muitas outras crianças, sem educação, privado de uma vida digna, segura e acolhedora. Afundado em um mundo marginal, cheio de necessidades, violência e criminalidade.

O filme revela a trajetória de vida desse personagem real, contrariamente à lógica de uma sociedade excludente, com todas as suas adversidades, a nossa personagem encontra na música o caminho para a sua afirmação humana e profissional e também um instrumento de ajuda a outras crianças e jovens.

Sobre o diretor:

Sérgio Onofre é o atual coordenador de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas e coordena o Circuito Penedo de Cinema desde 2011. Ainda na área do cinema participou do Júri Oficial do 7º festival de Cinema de Triunfo (2014) e do 11º Curta Taquari (2018),

Realizações: foi diretor de Produção dos longas-metragens Homens e Feras (1995) O suicídio (2007) e Terra Maldita (2009). Produziu e codirigiu Rotina (2018) e A Última Carta (2018). Participou da produção coletiva de Coisas de Cinema (Doc-Lab/Sesc/2018), coordenou a produção de Vaudeville (2019). Ator e produtor-executivo em Jacaré (2019), roteiro e direção Tambor ou bola (2019).

Seleção em festivais:

5º Golden Tree International Documentary Film Festival - GTIDFF (Frankfurt, Alemanha out/2020) – SELEÇÃO OFICIAL

First-Time Filmmaker Sessions – 2020 – SELEÇÃO OFICIAL

The Lift-Off Sessions – 2020 – SELEÇÃO OFICIAL

Lift-Off Global Network - SESSIONS 2020 (Inglaterra, julho/2020) – SELEÇÃO OFICIAL

Festival Escenário 2 – Cine + Musica (Argentina, 1 a 11/10/2020) – SELEÇÃO OFICIAL

Cidie Festival (24/09 a 3/10/2020) – SELEÇÃO OFICIAL

Cine Tornado (Curitiba/Paraná/1 /12/2020) – SELEÇÃO OFICIAL

Emma Goldman Anarchist Film Festival – (NYC - 25 a 27/09/2020) – SELEÇÃO OFICIAL

15º Arica Nativa International Rural Film Festival. (Argentina – 2020) – SELEÇÃO OFICIAL

2th BIMIFF – Brazil International Monthly Independent Film Festival (Rio de Janeiro – 10/2020) – SELEÇÃO OFICIAL

5º FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté (Brasil/Portugal – 08 a 10/12/2020) – SELEÇÃO OFICIAL

The International Human Environment Care Film Festival (05 a 08/11/2020 – Canadá) – SELEÇÃO OFICIAL

9º FESTIVAL DE TV E CINEMA DE MUQUI (12 a 14/11 – MUQUI/ES) – SELEÇÃO OFICIAL

13ª MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira (27/11 a 12/12 – Cambuquira/MG) – SELEÇÃO OFICIAL - MOSTRA BRASIL

Indicações a prêmios:

5° Cine Tamoio Festival de Cinema de São Gonsalo – RJ – MELHOR FILME NEGRO, (11 a 29/09/2020)

2th BIMIFF – Brazil International Monthly Independent Film Festival (Rio de Janeiro – 10/2020) – MELHOR DOCUMENTÁRIO

Prêmios recebidos:

10ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano – Prêmio Melhor Som (Alagoas/Brasil/2019)

13º Curta Taquary - Festival Internacional de Curtas Metragens (Pernambuco/Brasil/2020) – Prêmio Preferência Popular (Mostra Sessão Especial)

5° Cine Tamoio Festival de Cinema de São Gonsalo – RJ - Menção Honrosa pelo Conjunto da Obra (11 a 29/09/2020)

3º Concurso de Documentários da TV Câmara - Primeiro Lugar Norte, Nordeste e Centro Oeste (24/07/2020)

IVth Heritales - International Heritage Film Festival (Lisboa/Portugal/set/2020) – MENÇÃO HONROSA

5º Festival Nacional de Cinema de Senador Canedo – Curta Canedo ( 01 a 07/11/2020 – Goiás) – PRÊMIO MELHOR FILME – Mostra de Curta Nacional - 2° colocado