Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária faz debate sobre Pronera

Será mais uma etapa da 7ª edição e acontece nesta sexta (23) com transmissão pelo Youtube
Por Simoneide Araújo - jornalista
21/10/2020 13h51 - Atualizado em 22/10/2020 às 16h33

Próxima sexta-feira (23), acontece mais uma atividade da 7ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura). Desta vez, o destaque será o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que estará no centro da roda de conversa, com destaque para suas origens, trajetórias e perspectivas. O evento começa às 14h, com transmissão simultânea pelo Youtube nos canais da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (@Proex Ufal), do DCE Quilombo dos Palmares e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Lançada no último 7 de setembro com o tema Reforma Agrária Popular e soberania alimentar: direitos, territórios e educação, a 7ª Jura traz à tona a temática da educação do campo e o fortalecimento das populações camponesas. Com mediação de Franqueline Terto, do MST e doutoranda em Serviço Social pela Ufal, a roda de conversa da próxima sexta (23) terá como convidados o professor Adilson Apiaim, MST do Piauí;  a professora Abdizia Barros, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal e do Fórum Alagoano de Jovens e Adultos (Faeja); a professora Sandra Lira, do Cedu da Ufal; e o professor Rafael Navas, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Ufal.

Apiaim vai abordar questões relacionadas às origens do Pronera e sua importância e a professora Abdizia falará dos primeiros passos do Pronera na Ufal. Sandra Lira e Rafael Navas vão dar depoimentos sobre o curso de Residência Agrária e de Agroecologia que eles coordenam.

Sobre o Pronera

Criado em 1998, o Pronera é resultado da luta dos movimentos sociais do campo. Em 2010 foi instituído como política de educação, pelo Decreto 7.352/2010. É vinculado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e, há cerca de 20 anos, vem sendo responsável pela formação de milhares de trabalhadores e trabalhadoras do campo, desenvolvendo ações de formação desde a alfabetização de jovens e adultos à oferta de cursos de graduação e de pós-graduação. 

Quer saber mais sobre o Pronera? Então acessa os links abaixo:

Incra

Site do MST

Brasil de Fato