Ufal oferta curso de doutorado em conjunto com outras instituições

O curso será oferecido pelas instituições acadêmicas que integram a Rede Nordeste de Ensino
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
08/07/2020 16h05 - Atualizado em 08/07/2020 às 16h44

O Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ganhará mais um curso de doutorado, que também envolverá diversas unidades da Universidade. O doutorado em Ensino será ofertado não só pela Ufal, mas por todas as universidades que fazem parte da Rede Nordeste de Ensino (Renoem), uma associação de diversas instituições que possuíam mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, mas ainda não tinham doutorado.

O doutorado, em rede, terá como público-alvo aqueles que já possuem o título de mestre. As linhas de pesquisa serão duas: Ensino, Currículo e Cultura; e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Tendo sido aprovado na última reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa terá seu início discutido nesta quarta-feira (8), pelas universidades parceiras que integram o Renoem. Assim como seu início, também será definido as prováveis datas de publicação de edital. O processo de ingresso no doutorado ainda não foi definido, mas segundo o professor Elton Fireman, que vem coordenando a submissão da proposta na Ufal, deve ser composto por uma prova escrita, um projeto, uma análise de currículo e o domínio de outros idiomas.

Sobre o Renoem

A Rede Nordeste de Ensino reúne diversas instituições de ensino, além da Ufal, como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que teve a liderança inicial do processo, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na Ufal, a organização do programa está por conta do já mencionado professor Elton Fireman, do Cedu, e do professor Wilmo Francisco, do curso de Química da Ufal de Arapiraca.

Os professores fazem parte do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), do qual fazem parte outros professores que integram o grupo pertencente ao Renoem, como a professora Adriana Cavalcanti, do Cedu,  Jenner Bastos, do Instituto de Física (IF), Ivanderson Pereira,  do Campus Arapiraca e Hilda Sovierzoski, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). A professora Mercedes Carvalho, do Cedu, não pertence ao PPGECIM, mas atua na área de Ensino.