Evento virtual da Ufal debate fármacos, diagnóstico e vacina para covid-19

Webinário organizado pela pós-graduação em Química convidou palestrantes de várias instituições do país
Por Manuella Soares - jornalista
24/07/2020 14h35 - Atualizado em 24/07/2020 às 14h35

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia, organiza o 1º Webinário de Química do PPGQB, nos dias 11 e 12 de agosto. O evento, totalmente virtual, marca o início do segundo semestre letivo do programa e será realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), regional Alagoas.

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário on-line, disponível aqui. Todos os anos o PPGQB organiza um simpósio para discutir temas atuais e relevantes na área de Química, mas por causa das medidas sanitárias, a vice-coordenadora do programa conta que foi pensada a alternativa de realizar o evento virtual. Apesar de lamentar a perda do contato presencial com os pesquisadores, Ísis Figueiredo avalia que a iniciativa de adaptar os debates para a plataforma on-line permitiu ampliar o acesso às discussões.

“Nós temos inscrições de pesquisadores e alunos do Brasil todo. Já temos muitos inscritos de várias instituições. O espaço virtual é positivo no sentido de que você consegue organizar eventos muito mais facilmente”, comentou a vice-coordenadora.

A abertura oficial começa no dia 11, às 9h, com a palestra A busca de substâncias biologicamente ativas: sucessos e percalços, ministrada pelo professor Norberto Peporine Lopes (USP).

O primeiro dia do encontro ainda vai abordar temas que contextualizam a química na pandemia e testes moleculares alternativos para diagnóstico de covid-19. A partir das 16h40, o professor Luiz Carlos Dias (Unicamp), presença bastante esperada no evento virtual, ministra palestra sobre fármacos e potenciais vacinas.

Já no dia 12 de agosto, a pesquisadora do IQB, Ana Catarina Leite, inicia a manhã de debates com o tema Estratégias interdisciplinares aplicadas ao prognóstico da covid-19. Ela faz parte de um grupo de cientistas da Ufal à frente de um estudo experimental que analisa o sangue dos pacientes diagnosticados com a doença no Hospital Universitário.

Logo em seguida, haverá apresentações de 15 doutorandos do PPGQB selecionados com os melhores trabalhos do programa.

Confira no site ou na rede social oficial do evento a programação completa e todas as orientações sobre emissão de certificado.