Inscrições abertas para o Programa de Inserção de Novos Servidores 2023

Atividade coordenada pela Gerência de Capacitação acontecerá de forma presencial

Por Janaina Alves – relações públicas
20/09/2023 13h56 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Gerência de Capacitação convoca os servidores que tomaram posse ao longo do último ano para participarem do Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins), que este ano acontecerá no dia 28 de setembro, das 8h às 17h, na sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria.

De acordo com o gerente de capacitação da Ufal, Leandro Gonçalves, os servidores aptos a participar do curso estão sendo convocados por e-mail desde a última terça-feira (19) e devem preencher o formulário encaminhado na mensagem. “A Gerência de Capacitação encaminha os formulários de inscrição para todos servidores elencados nas listas de posse enviadas pelo Departamento de Administração de Pessoal (DAP)”, explicou o servidor.

A programação terá início com a abertura feita pelo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, seguido das apresentações das pró-reitorias e da Sinfra. Ainda no turno da manhã haverá uma apresentação sobre a estrutura da Ufal, feita pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e por representantes dos campi Arapiraca, do Sertão e Ceca. A tarde, após a pausa para o almoço, a programação incluirá o NTI, Ascom, Progep, Siass e DAP.

Expectativas em alta

Apesar do número de servidores habilitados para o Pins 2023 ser menor em relação a outros anos, sobretudo em razão do menor volume de concurso público, a expectativa da Gerência de Capacitação é de receber por volta de 80 servidores.

A novidade deste ano é que o Pins voltará ao formato presencial, com a participação de representantes de diversos setores administrativos e acadêmicos da Ufal e do Hospital Universitário e, também, com a participação das entidades que representam os servidores docentes e técnico-administrativos, Adufal e Sintufal, respectivamente.

“Este foi um pedido do Gabinete Reitoral para que nós retomássemos o PINS ao modo presencial pela primeira vez desde a crise pandêmica mundial da covid-19. Nós do setor de Capacitação estamos muito felizes, visto que esta é uma grande oportunidade que os servidores novatos têm para conhecer os setores e unidades de gestão”, comemora o gerente de capacitação.

Por fim, Leandro reforça a importância do Pins para toda a comunidade universitária. “Aproveito para sensibilizar os servidores para que não deixem de participar desse momento único de integração, que além da possibilidade de reunião entre estes e os gestores da nossa universidade, também é um momento ímpar para os novos servidores dirimirem suas dúvidas e até mesmo, compartilharem conhecimentos com outros setores e colegas servidores. Aproveito ainda para destacar a parceria das chefias das unidades acadêmicas e setores que sempre apoiam o trabalho da Progep, permitindo a participação de seus servidores em todo a programação do Pins”, conclui o gestor de capacitação da Ufal.