Ufal recebe três novos servidores em cerimônia de posse

Dois docentes e um técnico-administrativo passaram a compor o quadro efetivo da Ufal
Por Izadora Garcia - Relações Públicas
17/05/2023 10h58

Na tarde da última sexta-feira (12), os novos servidores Camilla Camerino, Jânio Nunes e Dalton Costa passaram a compor o quadro efetivo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A cerimônia de posse aconteceu no Gabinete do Reitor (GR) e contou com a presença familiares, amigos e professores, que prestigiaram os recém-empossados.

Jânio Nunes se formou em Letras-Português pela UAB. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutor na mesma área pela Ufal. Agora vai atuar como docente no curso de Letras-Libras. “Eu venho do agreste alagoano, de uma cidade pequena chamada Igaci. E por isso gostaria de reforçar a importância da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como eu precisava trabalhar de manhã e à tarde, foi por ela que eu fiz a minha primeira graduação, aquele passo inicial para que eu pudesse tentar mais. Nessa jornada, concluí o meu mestrado e meu doutorado. O dia de hoje é preenchido por um sentimento muito grande de realização por voltar a esta casa e contribuir para a formação de novos professores”, explicou.

A história de Camilla Camerino com a Ufal é longa, vem desde seu bisavô, José da Silva Camerino, que foi professor da Universidade. Agora, a docente poderá contribuir na formação de inúmeros estudantes, dando continuidade ao trabalho da família na educação. “É um dia muito feliz para mim, para os meus pais e creio que também para muitos dos professores que acompanharam minha trajetória. Eu concluí minha graduação em Farmácia aqui na Ufal, fui a primeira mestre do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e concluí meu doutorado Bioquímica e Biologia Molecular aqui também. Portanto é uma honra retornar a este lugar que eu chamo de casa, agora como professora efetiva”.

Esse é um momento de comemoração. Para vocês, que veem os seus esforços e lutas se materializando em uma conquista e para a Universidade, que recebem novos trabalhadores que certamente se esforçarão para melhorar a vida dos nossos estudantes e da sociedade alagoana. A Ufal promoveu e promove a cada dia uma revolução no estado de Alagoas. Ela muda vidas. Nós estamos nos professores, nos médicos, nos engenheiros, nos advogados, nos jornalistas. Nós estamos nos inúmeros profissionais que fazem esse estado crescer e se desenvolver”, avaliou Josealdo Tonholo, reitor.

Oportunidades na carreira

Dalton Costa assumiu o cargo de assistente em administração e ficará lotado no curso de Serviço Social. O novo servidor, que trabalhava como conselheiro escolar na prefeitura de Maceió, chegou com muitas expectativas para a nova etapa da vida funcional. “A alegria é muito grande de poder participar do quadro de funcionários da Ufal porque eu sei que aqui são muitas as oportunidades para que eu continue me aperfeiçoando para poder crescer e também para poder dar minha contribuição para a sociedade alagoana”.

Na oportunidade, o reitor Josealdo Tonholo relembrou que os cursos de pós-graduação da Universidade agora ofertam vagas reservadas aos servidores. “Certamente, Dalton, oportunidades aqui não faltarão para você fazer sua pós-graduação. Aqui temos uma reserva de vagas específicas para os servidores porque entendemos que todo o quadro da Ufal tem que se qualificar, tanto docentes quantos servidores”.

A vice-reitora Eliane Cavalcanti encerrou a solenidade. “É uma grande honra compartilhar desses momentos. A gente sabe das lutas, das dificuldades e essas são histórias que saberemos contar. O futuro é o que podemos construir a partir de hoje e eu espero que vocês tenham uma vida excelente na nossa Universidade”, finalizou.