Ufal convoca candidatos aprovados em concurso para banca de heteroidentificação

Procedimento é obrigatório para os classificados que se autodeclararam negros ou pardos em concurso da Ufal
Por Ascom Ufal
22/03/2023 11h11

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Ufal, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e da Comissão de Heteroidentificação, torna pública a convocação para o procedimento de validação da autodeclaração, também conhecida como banca de heteroidentificação, para os aprovados no concurso de professor substituto da Ufal regido pelo edital nº 048/2022.

O procedimento é obrigatório para todos os candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), classificados no resultado preliminar no certamente. A validação acontecerá em duas etapas, sendo a primeira delas o envio dos arquivos digitais necessários à validação, conforme prevê o edital, até o dia 24 de março. a segunda etapa do processo é a validação fenotípica da autodeclaração étnico-racial dos candidatos pela banca específica.

A relação dos candidatos convocados, que no ato da inscrição optaram por concorrer na demanda dos autodeclarados negros, bem como os critérios utilizados pela banca de avaliativa estão disponíveis no edital. O candidato que não efetuar os procedimentos definidos será considerado desistente para todos os efeitos, sendo eliminado da demanda de cota para candidatos negros do concurso.

O anexo com os nomes dos candidatos aprovados para a etapa de validação fenotípica e outros detalhes do edital, podem ser lidos aqui.