Reitor Tonholo e equipe do Proford debatem expansão do Programa

Cursos vão focar na efetividade da formação continuada e parcerias para inovação
Por Ascom Ufal
31/03/2023 13h17 - Atualizado em 03/04/2023 às 10h32

Mãos dadas para acolher as novas propostas de modernização e atualização do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford). O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, recebeu a equipe na última segunda-feira (27) para tratar sobre a otimização dos processos de formação.

“A reunião trouxe como pauta alguns pontos relevantes, primando-se pela oferta de formação docente que contribuam para o engajamento estudantil e inovação pedagógica, diante das modificações estruturais pelas quais a sociedade, a cultura e a educação brasileira vêm passando há algum tempo. A Universidade precisa caminhar pari passu com essas transformações”, ressaltou a coordenadora Regina Maria Ferreira.

Participaram da reunião os pró-reitores de Graduação, Amauri Barros, e de Gestão Institucional, Jarman Aderico, além do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Reinaldo Cabral, o diretor de Centro de Tecnologia (Ctec), Vladimir Caramoni, o coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, Willamys Soares, e os servidores Jouber Lessa e Luísa Oliveira, da Proginst, e Vera Pontes, atuante na linha de frente do Proford.

De acordo com a professora Regina, a proposta é priorizar a oferta de formações que sejam efetivamente continuadas, nas unidades acadêmicas, e divididas por grande área do conhecimento. Os cursos serão centradas no viés didático-pedagógico, com projeção de início em 2024. A realização de outros cursos e eventos também foi levada ao debate.

“A ideia da nova proposta é expandir e inovar a formação, a partir da ressignificação do debate que já ocorre sobre metodologias ativas, tecnologias digitais, educação superior inclusiva, didática e práticas pedagógicas, avaliação para a aprendizagem, dentre outras temáticas”, reforçou Regina, adiantando que também estão previstas parcerias a serem firmadas com outras unidades acadêmicas da Ufal para impulsionar formações específicas na área de saúde e de educação inclusiva.