Docente do Instituto de Matemática ministra curso de verão na USP

Juliana Theodoro é professora do Instituto de Matemática da Ufal; curso acontece em janeiro
Por Jacqueline Freire - jornalista
13/11/2023 14h47

A professora Juliana Theodoro, vice-diretora da Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal) ministra em janeiro de 2024 o curso de férias Uma introdução à teoria de tranças e enlaçamentos de intervalos na Universidade de São Paulo (USP). O curso faz parte da jornada de pesquisa do verão do ICMC-USP, que abrange alunos de graduação e pós-graduação.

O curso será na área de Topologia Algébrica, em tópicos em teorias de tranças, enlaçamentos de intervalos, teoria de nós e suas aplicações, a nível de pós graduação. As aulas iniciam em 3 de janeiro e seguem até 10 de fevereiro.

O convite para ministrar o curso foi recebido com orgulho. “É a primeira vez que vou ministrar um curso de verão na USP. Enquanto doutoranda [também nesta instituição], fiz estágio docente, que era obrigatório para todos os alunos de doutorado. Meu primeiro curso no ICMC-USP, foi um estágio docência em cálculo 1, para o curso de engenharia mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP)”, conta.

Ela também ministrou, enquanto aluna do doutorado, um minicurso de tranças em um evento de topologia na Unesp de Rio Claro, em 2011. Nesta época, as aulas foram dadas em conjunto com a orientadora de doutorado, a professora Denise de Mattos.

Juliana é líder do grupo de pesquisa em topologia geral e algébrica do IM e fala sobre esta oportunidade: “Vários fatores unidos classificam essa oportunidade de seleção: a importância da área específica, presente como aplicação em várias outras diferentes áreas como saúde e computação, a seriedade do trabalho, a preocupação em disseminar diferentes conteúdos para os alunos e a grandeza da instituição em conhecer a pesquisa que outras instituições estão fazendo, ninávamos possíveis parcerias”, avalia.

Interessados em participar deste curso, podem conseguir mais informações no site

Currículo

A professora Juliana Theodoro é bacharel em Matemática pela IBILCE\Unesp-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestre em Matemática pela ICMC\USP-Universidade de São Paulo (2010) e doutora em Matemática pela ICMC\USP-Universidade de São Paulo (2014) com período sanduíche em UBC-University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Além disso, possui pós-doutorado pela USP-Universidade de São Paulo (2015) e pós-doutorado pelas Universidades Canadenses UQÀM- Université du Quebec à Montreal (2016), em Montreal e UofM- University of Manitoba (2016), em Winnipeg.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica. Suas pesquisas são relacionadas aos Grupos de Tranças em Superfícies, Enlaçamentos de Intervalos e Enlaçamentos de Intervalos Generalizados em Superfícies, Grupos de Link-Homotopia de Tranças em Superfícies, Ordenação, Representações e Apresentações de Grupos de Tranças, Enlaçamentos de Intervalos e Intervalos Generalizados em Superfícies, Teoria dos Nós e suas aplicações em Teoria das Singularidades. Atualmente, é professora pesquisadora e vice-diretora do Instituto de Matemática da Ufal.

Além disso é coordenadora de extensão, do curso de Licenciatura em Matemática EAD, conselheira dos cursos de exatas da Editora Edufal, e possui projetos de extensão universitária de incentivo às mulheres nas ciências exatas, divulgação de ciência 100% feita por mulheres e projetos futuros em construção para o incentivo aos presidiários estudarem ciências exatas dentro do sistema prisional de Alagoas.

Ela ainda foi premiada em primeiro lugar no quesito educação no desafio de empreendedorismo tecnológico de hackaton Pilar Challenge no maior evento de empreendedorismo nacional Trakto, com a startup Mulheres Cientistas de Empreendedoras, atualmente em processo de incubação em conjunto com a Prefeitura do Pilar, interior de Alagoas.