Ufal abre seleção para bolsas na Universidade Aberta do Brasil

Serão selecionados dez projetos com bolsa no valor de R$1300,00 para docentes
Por Ascom Ufal
27/01/2023 14h42 - Atualizado em 31/01/2023 às 08h02

Está aberto o prazo para seleção de projetos de extensão para a composição do Programa de fomento a Atividades Extensionistas vinculadas à Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Serão selecionados dez projetos os quais serão apoiados com a concessão de uma bolsa para docentes, no valor de R$ 1300,00 mensais, para atuarem na coordenação e desenvolvimento do respectivo projeto selecionado.

Para inscrição, é preciso pertencer ao quadro docente da Ufal e ser aprovado em edital de bolsistas da Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil na Ufal; não estar em afastamento no período de realização do evento projeto; e possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. Além disso, o docente poderá coordenar somente uma proposta, não estando impedido de participar de outras propostas como membro da equipe; e ainda, não pode apresentar pendências relativas à execução de projetos relacionados a editais da Pró-reitoria de Extensão, via Sigaa.

Para isso, o docente deverá registrar a proposta no Módulo de Extensão do Sigaa, no Edital Profaex UAB, até o dia 10 de fevereiro. As propostas devem estar vinculadas, respectivamente, a uma das áreas temáticas de Extensão definidas nacionalmente para a extensão: Comunicação; Cultura; Direitos humanos e justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e produção; e/ou Trabalho.

Serão selecionados os projetos que tiverem as maiores notas. As notas serão dadas com base em critérios como indissociabilidade do projeto entre pesquisa, extensão e ensino; desenvolvimento de atividades concretas em comunidades; descrição clara do local, público-alvo e ações pretensas a serem executadas no projeto; número de estudantes, técnicos e professores envolvidos no projeto; entre outros.

Ao final da participação de cada projeto e demais ações de Extensão do Profaex UAB/Ufal, os participantes receberão certificado com carga horária proporcional às atividades desenvolvidas.

Os docentes selecionados iniciarão suas atividades no dia 1º de abril e receberão a bolsa referente ao período de atividades desenvolvidas, a depender do efetivo cadastro no Sistema Geral de Bolsas da Capes. O resultado final será divulgado no dia 16 de fevereiro até as 23h59min, no endereço eletrônico . Mais informações no site