Núcleo de Tecnologia da Informação avalia projetos concluídos em 2022

No total, 28 iniciativas foram implementadas trazendo melhorias para os usuários
Por Izadora Garcia - relações públicas
30/01/2023 11h04 - Atualizado em 31/01/2023 às 11h46

O anos de 2022 foi de trabalho intenso para o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Além do atendimento usual de suporte ao usuário, o setor investiu em projetos com foco nas áreas de redes, de gestão e governança e de sistemas. No total, 28 deles foram concluídos no período, garantindo melhorias na experiência dos usuários e dados para subsidiar ações da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Os projetos foram executados ao longo de todo o ano. Alguns de maior prioridade, como a contratação para a manutenção e reparo da sala cofre. Era uma grande preocupação nossa porque gerava muitas quedas e instabilidade”, explicou Reinaldo Cabral, diretor do NTI. “Os investimentos e ações já estão se refletindo nas nossas atividades. Na matrícula dos alunos, período em que temos uma alta demanda, por exemplo, não tivemos problema”, complementou.

Na área de gestão e governança, 12 projetos foram concluídos. O setor desenvolveu painéis interativos com os indicadores de pesquisa e com o mapeamento dos projetos da Universidade que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), implementou o sistema de avaliação discente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) para registrar a opinião dos estudantes sobre a experiência nas disciplinas, processou e compilou dados para o Censo 2021 enviado ao Ministério da Educação (MEC), para o relatório enviado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) ao Tribunal de Contas da União (TCU), bem como para a auditoria de governança também promovida pelo órgão.

O NTI também teve projetos de gestão voltados ao próprio setor, como o projeto de Bolsista Destaque para incentivar os estudantes, a pesquisa de satisfação e a contratação do Alura, plataforma de cursos de tecnologia, com o objetivo de qualificar alunos e servidores lotados no setor. “A formação contínua e a capacitação melhoram o serviço prestado para toda a comunidade universitária. Além disso, consideramos que a aquisição foi muito vantajosa, uma vez que teve valores equivalentes a enviar apenas um servidor, com diárias e passagens, para fazer um curso externo”, explicou Reinaldo.

Muitas das iniciativas do setor foram voltadas para adicionar funcionalidades aos sistemas, com o intuito de promover uma melhor experiência aos usuários, como a adesão ao login único do Gov.br para acessar os serviços digitais da Universidade. Outra novidade é que agora os estudantes da graduação podem solicitar a colação de grau e a emissão do diploma digital de forma totalmente on-line.

O NTI também empreendeu esforços para que a transição dos processos físicos para uma tramitação completamente eletrônica fosse possível. “A tramitação passa a ser eletrônica, por meio do Sipac a partir do dia 1º de fevereiro.

Nós tivemos que trabalhar para deixar tudo pronto, o sistema redondinho para funcionar. E uma das etapas foi integrar o Sipac ao Barramento Pen, o que possibilita a tramitação de processos, envio e recepção, com outros órgãos que utilizam SEI, Sipac, Suap, Sapiens, eDOC, dentre outros”, explicou o diretor.

Agilidade no atendimento aos chamados

Em paralelo aos projetos, o setor continuou com as demandas de atendimento e suporte.  No total, foram 6.268 chamados realizados, com a conclusão de 95,18%. “Boa parte dos não atendidos, ocorreu por dificuldade de contactar o requerente ou pela ausência de equipamento ou material para concluir a solicitação”, afirmou.

Ao longo do ano, houve uma preocupação especial em diminuir o tempo para realizar o suporte ao usuário a partir da abertura do chamado.  Mais de 50% de todos os chamados do ano foram atendidos em até três dias, sendo 36,6 % de todos os chamados atendidos em até um dia útil.

Superando dificuldades na conectividade

Um dos grandes entraves enfrentados pelo NTI, principalmente no ano de 2021, foi a questão das quedas na rede. Problemas na conectividade foram os pontos mais discutidos na avaliação do setor e, por isso, esforços foram concentrados para sanar o problema. “Para resolvermos essa situação, pelo menos parcialmente, implementamos um link redundante [“caminho” alternativo da conexão, que serve para evitar a interrupção do fornecimento de internet, caso haja congestionamento ou falha do link principal]”, explicou.

Com isso, o diretor espera uma melhora do desempenho do setor na avaliação sobre 2022.

Outra iniciativa muito importante para melhorar a conectividade no Campus A.C. Simões foi a conclusão da segunda fase do projeto de implantação das soluções da Ruckus Wireless, aumentando o alcance do sinal nas unidades acadêmicas.

“Fizemos reparos e encontramos soluções para problemas que vinham se acumulando ao longo dos anos. As melhoras são perceptíveis e esperamos que elas se reflitam na nossa avaliação sobre o último ano”. Novos projetos já foram elaborados e estão em execução. “Em 2023, daremos continuidade ao que já foi iniciado e realizaremos ainda mais”, finalizou.