Ufal tem projeto aprovado no Programa Cofecub da Capes. Veja o resultado

Foram escolhidos 33 projetos representantes de universidades e fundações do Brasil
Por Ascom Ufal e Capes
17/01/2023 09h41 - Atualizado em 17/01/2023 às 14h07

A Capes divulgou na última quinta-feira, 12 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU), o resultado final do Edital 32/2022, fruto da parceria entre o Brasil e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub).

Trinta e três projetos de diversas áreas do conhecimento e considerados estratégicos para o desenvolvimento dos dois países foram aprovados.

Dentre eles, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi selecionada com o projeto “Sistemas de Acustofluídica Integrados a Micro/nanobiossensores para Aplicações em Ciências da Vida”, de autoria do professor Glauber José Ferreira Tomaz, do Instituto de Física (IF).

As propostas são oriundas de 30 universidades e três fundações, localizadas nas mais diversas regiões do Brasil. O acordo de cooperação com a França é o mais longevo da Coordenação, com 44 anos de existência. A parceria teve início em 1978 e oferece bolsas nas modalidades de doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e professor-visitante sênior.

Cada proposta deverá envolver ao menos uma instituição em cada país, sendo que os projetos no Brasil poderão ter até três instituições associadas, além da principal. O repasse da CAPES a cada um será de até R$ 1,6 milhão.

Ao longo de quatro décadas o CAPES/Cofecub formou cerca de 3.500 doutores em 900 projetos de pesquisa.

O Programa surgiu com a missão de formar doutores na Região Nordeste e foi paulatinamente ampliado para todo o Brasil. O resultado final da seleção está disponível.

Sobre o Programa

CAPES/Cofecub incentiva o intercâmbio acadêmico entre instituições de ensino superior e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos do Brasil e da França, por meio de projetos conjuntos de pesquisa.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).